Significado de Mau Agouro

O que é Mau Agouro

Mau agouro está relacionado ao pressentimento de que algo ruim está para acontecer. É uma espécie de sensação muito incômoda e que causa mal estar nas pessoas.

A expressão tem sua origem no latim, sendo mau proveniente de “malus” e agouro de “augurium”, a arte de adivinhação e interpretação de sinais.

As previsões realizadas por antigos sacerdotes romanos eram chamadas de augúrio. Eles se baseavam nos voos e nos cantos de determinadas aves nada convencionais para tentarem prever o futuro. Essas aves carregavam consigo conotações negativas e até mesmo mórbidas.

Tais aves sempre estavam relacionadas a vários tipos de sensações ou intuições ruins. Geralmente, águias, abutres, corujas, corvos e outros animais como o gato preto ou mariposa eram associados ao lado oculto e negro das previsões de mau presságio.  

As superstições acompanham o ser humano desde que o mundo é mundo, ou seja, até hoje esses sentimentos estão arraigados no inconsciente coletivo. Muitas pessoas ainda sentem que algo ruim pode acontecer, caso elas visualizem ou escutem o som de algum desses animais.

Da mesma forma, acredita-se que a sexta-feira 13 carrega consigo muito azar e que coisas ruins podem acontecer nesse dia. Normalmente, ela está associada a bruxas e ao mau agouro.

A expressão “Ave de mau agouro” é muito usada para nomear pessoas que só sabem trazer notícias ruins ou que carregam uma carga negativa muito pesada. Está sempre relacionada com um mau presságio ou desgraça.  

Muitos também acreditam que é possível tomar certas precauções para afastar o mau agouro. Medidas como jogar sal no fogo, colocar a vassoura com o cabo no chão, usar fita vermelha, entre outros, podem protegê-los do mau. 

O significado de Mau Agouro está na categoria Significados