Significado de Medusa

O que é Medusa

Medusa é uma terrível criatura proveniente da mitologia grega. Ao contrário do que muitos pensam, Medusa nem sempre foi uma mulher feia. Ela já foi uma mulher extremamente bela e que despertava o desejo de muitos homens.

Atena, deusa da guerra, havia escolhido Medusa para ser sua sacerdotisa justamente devido a sua beleza. E assim como ela, todas as suas sacerdotisas deveriam ser virgens e estar acima dos desejos masculinos.

Porém, não eram somente os simples mortais que desejavam Medusa. Poseidon, o deus do mar, também desejava possuir Medusa de qualquer maneira. Dessa forma, certo dia, disfarçadamente ele se escondeu atrás de um altar e quando teve oportunidade, ao ver Medusa, a violentou contra sua vontade.

Para a deusa Atena, Medusa havia profanado seu templo, culpando-a pelo ocorrido. Não houve perdão para Medusa, por mais que tivesse implorado, Atena lançou-lhe toda sua ira, transformando-a em uma mulher mortal, medonha e feia, com pele escura e escama de réptil.

Mas, Atena ainda não estava satisfeita, pois Medusa continuava com os seus belos cabelos sedosos e longos. Então para completar sua maldição transformou seus cabelos em serpentes e jogou-lhe a praga de que qualquer um que olhasse para ela se transformaria em uma estátua de pedra.

Após sua terrível sentença, Medusa foi morar com suas duas irmãsEsteno e Euríale em uma caverna que ficava no extremo ocidente da Grécia. Ela e suas irmãs eram chamadas de górgonas, palavra grega que significa horrível.

Segundo a lenda, Medusa então passou a ser alvo de vários homens que queriam decepar sua cabeça, pois quem a possuísse poderia usá-la como uma arma, obtendo o mesmo poder de petrificar as pessoas.

Porém, todos que tentaram a proeza fracassaram, acabando sendo petrificados. Com isso, Perseu filho de Zeus que era o deus dos deuses, foi encarregado de decapitar Medusa.

Mas, Perseu recebeu a ajuda de Zeus, que solicitou a Hermes que concedessea Perseu suas sandálias aladas, a Hades que lhe desse o elmo da invisibilidade, além de um escudo espelhado e uma espada.

Enquanto as três irmãs dormiam,Perseu entrou na caverna e decapitou Medusa. Ele conseguiu fazer isso sem encará-la, olhando apenas pelo reflexo no escudo.

Perseu então entregou a cabeça de Medusa a Atena que a colocou em seu escudo.

Animal Medusa

Medusa também é o nome de um animal aquático, mais especificamente uma água-viva. Seu formato lembra um guarda chuva, com tentáculos venenosos que podem causar reações alérgicas e até matar.

A maioria das águas-vivas encontra-se em oceanos e, hoje, segundo estatísticas, são uns dos seresaquáticos mais mortíferos, até mais que os Próprios tubarões.   

O significado de Medusa está na categoria Significados