Significado de Meio Ambiente

O que é Meio Ambiente

Meio ambiente é um substantivo masculino. O termo meio vem do Latim medius, que significa “meio, intermediário, o que está entre duas partes” e ambiente também vem da palavra em Latim ambiens, que significa “volta ao redor”.

O que é Meio ambiente:

O significado de Meio ambiente pode ser analisado como uma expressão que se refere à relação entre as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na Terra ou em qualquer região dela, além de afetar os ecossistemas e a vida humana. Já a relação entre os seres vivos e o meio ambiente é estudada pela Ecologia.

Para a Ecologia, o meio ambiente pode ser definido como um cenário – animado ou inanimado – que permite que um organismo pode viver.

Meio ambiente também pode ser apontado como um conjunto de influências naturais e outras condições que cercam e agem sobre um ser vivo ou sobre uma comunidade de seres vivos.

Outra definição aceitável para o termo meio ambiente é: um conjunto de unidades ecológicas que trabalham como um sistema natural – onde está incluso toda a flora, fauna, solo, rochas, micro-organismos, fenômenos naturais e atmosfera, bem como os recursos e fenômenos físicos – o ar, clima, água, além do magnetismo, energia, descarga elétrica e radiação.

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), na Conferência de Estocolmo ocorrida em 1972, o meio ambiente foi definido como um agrupamento de componentes biológicos, químicos, físicos e sociais que podem ser capazes de causar efeitos – tanto diretos como indiretos – de curto ou longo prazos sobre todos os seres vivos e as atividades praticadas pelos seres humanos.

Já para a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), no Brasil, conceitua “meio ambiente” como um “conjunto de leis, condições, interações e influências de ordem biológica, física e química que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.”

O dia 05 de junho foi estabelecido como o Dia Mundial do Meio Ambiente – estabelecido pela ONU.

Meio ambiente e sustentabilidade

O debate entre o meio ambiente e a sustentabilidade ganha cada vez mais destaque – especialmente pelas gravíssimas alterações climáticas.

Discussões e levantamento de questões são feitas por cientistas e pesquisadores, além de organizações não governamentais para trazer soluções definitivas – ou mesmo alternativas equilibradas para desacelerar a destruição do planeta.

Além dos governantes, os cidadãos devem também ser reflexivos sobre o assunto:

  • Ter consciência sobre as suas atitudes e como elas afetam o meio ambiente,
  • Adotar práticas sustentáveis em seus atos e ações,
  • Entender a importância de destinar corretamente os resíduos domésticos,
  • Reduzir os desperdícios,
  • Entre outras soluções simples.

É fundamental, portanto, que todo cidadão aprenda o que ele faz ou fará no mundo e como isso gerará um impacto no meio ambiente. Garantir uma vida melhor e satisfatória para as gerações atuais e as próximas é praticar ações que visem a sustentabilidade.

Meio ambiente e reciclagem

A reciclagem se torna um processo essencial para conservação do meio ambiente.

O processo de reciclagem possui diversos pontos favoráveis, entre eles:

  • Diminuição da poluição do ar, da água e do solo,
  • Gera riquezas, já que os materiais mais reciclados são o vidro, o papel, o plástico e o alumínio,
  • Reduz custos de produção para muitas indústrias,
  • Gera novas vagas de empregos.

Contudo, o maior desafio hoje é educar os cidadãos para entenderem que a reciclagem é um esforço individual e coletivo ao mesmo tempo.

Meio ambiente e sociologia

Para a sociologia, o meio ambiente é visto como um conjunto de fatores materiais e imateriais que impactam o indivíduo. O meio ambiente, para essa área, envolve desde uma paisagem até à mentalidade da época.

Para os sociólogos que compartilham essa teoria, o ser humano é um produto das suas relações sociais.

O significado de Meio Ambiente está na categoria Significados