Significado de Mequetrefe

O que é Mequetrefe

Mequetrefe é um termo de uso coloquial de origem incerta que na língua portuguesa apresenta alguns significados distintos todos pejorativos.

Assim, sempre que alguém profere a palavra mequetrefe, está denegrindo algo ou alguém, ou insultando, pois o termo pode ser sinônimo de algo sem importância, ruim, malfeito, de mau gosto, de alguém trapaceiro, de pouca confiança, ou ainda pode referir-se a uma pessoa intrometida.

Como algo sem importância, mequetrefe pode ser também sinônimo de algo insignificante ou sem valor. Algo mequetrefe é algo de segunda categoria, rude, que estraga fácil, que não serve muito bem para aquilo que devia servir. Quando usado para se referir a alguém, neste sentido, o termo mequetrefe pode ser entendido como sinônimo de “zero à esquerda” ou “João ninguém”.

Quando usado para se referir a alguém considerado intrometido, o termo mequetrefe designa o tipo de pessoa que se mete em assuntos que não lhe dizem respeito, que gosta de opinar em questões para as quais sua opinião não foi solicitada e nem se quer é bem-vinda.  Mequetrefe aqui pode ser entendido como sinônimo de enxerido, abelhudo, designa aquele que gosta de meter o nariz onde não é chamado.

Um outro sentido para o termo mequetrefe é então aquele que coloca a palavra como sinônimo de trapaceiro. Assim, um sujeito mequetrefe pode ser um patife, um enganador. Pode ser um sujeito mau caráter, bandido, mentiroso, alguém em quem não se deve confiar, um canalha, gatuno, velhaco oportunista, um malandro salafrário.

Etimologia da Palavra Mequetrefe

A origem da palavra mequetrefe é incerta, e as teorias a esse respeito são controversas. Existe uma linha que diz que o termo vem do inglês make trifle, que significa fazer coisas desimportantes, sem nenhum valor; outra teoria defende uma origem árabe, no termo mogatref, que pode ser traduzido como atrevido, petulante; e há ainda quem defenda que o termo vem da junção dos termos do português “meco”, sinônimo de sujeito ou indivíduo, com o termo “trefo” ou “trêfego”, sinônimo de astuto, enganador.

O significado de Mequetrefe está na categoria Significados