Significado de Metáfora E Comparação

O que é Metáfora E Comparação

Metáfora e comparação são dois nomes para dois diferentes tipos de figuras de linguagem. As figuras de linguagem são usadas como recursos linguísticos permitindo o enriquecimento de nossa comunicação falada e escrita, fazendo com que ela seja mais expressiva e muito mais rica.

Metáfora

A figura de linguagem conhecida como metáfora é bastante comum na linguagem humana, pois esta contribui em muito para a nossa expressividade, fazendo com que muitas ideias e conceitos abstratos ou poéticos possam ser transmitidos, conceitos que sem ela não poderiam ser.

Para melhor compreendermos a metáfora, precisamos entendê-la como uma figura de linguagem que possibilita a transferência de significado de uma palavra ou expressão para outra, e isso é possível graças a uma comparação que fica implícita, comparação que é possível de ser percebida dada a relação intrínseca que existe entre ambas.

A utilização da metáfora permite a criação de um discurso mais interessante, divertido e rico ao comparar duas ideias ou conceitos como se ambos fossem totalmente equivalentes entre si graças às características semânticas que esses possuem.

Para se criar uma metáfora, é preciso retirar uma palavra de seu contexto natural e aplicá-la num outro campo, dando-lhe um novo significado que se relaciona totalmente com o seu significado original.

A seguir alguns exemplos de frases onde são empregados o recurso da metáfora:

“Neste sábado vou ficar em casa, a previsão do tempo diz que haverá um dilúvio. ”;

“O seu olhar me congelou inteiro”;

“Esse curso lhe abrirá muitas janelas. ”;

“Nesse final de semana a alegria invadiu toda a cidade”.

Comparação

A comparação também é uma figura de linguagem bastante utilizada, e algumas vezes também é chamada pelo nome de símile. A comparação é muito parecida com a metáfora, pois em ambas existe a ideia de se utilizar termos comparáveis entre si, contudo, enquanto que na metáfora essa comparação fica implícita, no símile ou comparação essa relação é explícita.

Essa comparação fica explícita porque nesta figura de linguagem aparecerão expressões ou verbos que evidenciam a comparação, tais como: igual a, que nem, assim como, como, tal qual e etc. assim como “parecer”, “assemelhar” entre outros verbos comparativos.

A seguir alguns exemplos de frases onde são empregados o recurso da comparação:

“Neste sábado quero me divertir como se fosse o último dia da minha vida. ”;

“O seu olhar me congelou assim como a geada congelou o pasto”.

O significado de Metáfora E Comparação está na categoria Significados