Significado de Metamorfose

O que é Metamorfose

Metamorfose é a transformação de um ser vivo em outro, significa mudança ou mutação. O termo vem do grego antigo, mais especificamente dos prefixos "meta" que significa mudar e "morfón" que significa forma.  O termo metamorfose passa a ideia de modificação, ou seja, transformação de uma forma em outra.

A palavra metamorfose pode estar associada à mudança da fisionomia, da moral ou até da condição social de uma pessoa. Ela também é muito utilizada na Biologia para nomear o período de mudança de estrutura corporal que algumas espécies de insetos e anfíbios realizam durante a sua fase de desenvolvimento.

Metamorfose dos Insetos

Muitas espécies de insetos passam por metamorfose antes de chegarem a sua fase adulta.  A metamorfose dos insetos é classificada em dois tipos: incompleta e completa, uma vez que ocorrem dois processos de desenvolvimento do ovo até chegar à fase adulta.

Na Metamorfose Incompleta o ovo dá origem a uma ninfa, parecida e menor que a adulta com asas reduzidas ou ausentes, essa passará por uma metamorfose gradual. Insetos como a barata, grilos, percevejos e cupins realizam metamorfose incompleta e também são chamados de Hemimetábolos.

Já na Metamorfose completa o ovo dá origem a uma larva ou lagarta bem diferente do adulto. Essa larva passa por uma fase de alimentação intensa para depois formar o que é chamado de pupa, que pode ou não ter a proteção de um casulo, assim, depois de determinado tempo, essa pupa se transforma em um adulto completo.  O período de duração de cada fase depende de cada espécie e quando o adulto sai da pupa ele não se desenvolve mais. Esses insetos também são chamados de holometábolos. Como exemplos dessa espécie de insetos, podemos citar as formigas, borboletas, abelhas e alguns até com fase larval aquática como o Aedes Aegypti.

Metamorfose dos Anfíbios

Os anfíbios também mudam sua forma através da metamorfose. Quando o ovo eclode, ele dá origem ao girino que é dependente do meio aquático. Então, esse passa por uma série de mudanças, como o encurtamento da cauda, a formação primeiro de membros dianteiros e depois de membros traseiros, o desenvolvimento da língua e a formação de pulmões para substituir a respiração branquial até deixar sua formação completa.

Metamorfose Ambulante

A canção de Raul Seixas, Metamorfose Ambulante, é um dos maiores sucessos da música brasileira.  O músico compôs e gravou Metamorfose Ambulante em 1973 e sua letra mostra a opinião do autor sobre a sua preferência em ser uma pessoa que vive em constantes mudanças de opinião e atitudes dentro da sociedade.

O significado de Metamorfose está na categoria Significados