Significado de Mioma

O que é Mioma

Mioma é um substantivo masculino. O termo vem do Grego myo-, que significa “músculo”, mais –oma, que quer dizer “tumor”.

O que é Mioma:

O significado de Mioma define um tumor uterino benigno. Este tumor pode aparecer em vários lugares do útero, variando também o seu tamanho – é ainda um tipo de tumor que pode ser sintomático ou assintomático. Dependendo, há intervenção cirúrgica ou somente acompanhamento clínico.

Os miomas também são chamados de fibromas e afetam aproximadamente 50% das mulheres. Grande parte delas é de pele negra, também envolvendo fatores de risco como a obesidade e a situação de não ter filhos (nuliparidade).

Normalmente, os miomas são múltiplos e se manifestam entre os 30 e 40 anos de idade.

As causas do mioma não são exatamente definidas, entretanto acredita-se que eles surjam a partir de uma desordem hormonal que gera um enovelamento das fibras musculares, formando nódulos no útero. O estrogênio seria o principal responsável pela doença – é exatamente por isso que a maior incidência de aparecimento dos miomas acontece no período máximo de idade reprodutiva de uma mulher.

Embora alguns casos sejam assintomáticos, algumas mulheres podem apresentar alguns sintomas, dependendo do tamanho, da quantidade e da própria localização do mioma. São eles:

  • Dor abdominal,
  • Dor lombar,
  • Pressão na bexiga,
  • Dificuldade para engravidar,
  • Sangramento uterino anormal,
  • Dor pélvica com hemorragia.

Os miomas recebem nomes distintos conforme sua localidade no útero. Estão, portanto, classificados em:

  • Mioma Subseroso: é aquele que está situado na camada externa do útero,
  • Mioma Intramural: é aquele que se desenvolve na espessura da musculatura uterina,
  • Mioma Submucoso: é aquele que está alojado na cavidade endometrial,
  • Mioma Pediculado: é aquele que está localizado na superfície externa do útero, ligado por um pedículo,
  • Mioma Intraligamentar: é aquele que cresce entre as tubas uterinas, ligamento ovariano e corpo uterino.

O diagnóstico dos miomas é feito através dos exames regulares femininos, tais como o ultrassom e o exame ginecológico.

Já em relação ao tratamento do mioma, é importante saber que ele deve ser tratado, tanto se há sintomas ou não. Dependendo, ele poderá ser somente medicamentoso – anti-inflamatórios não hormonais e drogas inibidoras de hormônios, por exemplo – ou também cirúrgico, variando conforme o histórico da mulher, a quantidade e o tamanho dos nódulos.

A opção da cirurgia envolve a histerectomia, isto é, a retirada do útero com os miomas. Pode-se existir a alternativa de retirar somente os miomas, mas há grande possibilidade de surgimento de outros no futuro.

O significado de Mioma está na categoria Significados