Significado de Mise

O que é Mise

Mise en scène é um termo francês que pode ser traduzido como colocado em cena ou encenação. É um termo técnico do mundo do teatro e do cinema, e que coloquialmente também pode ser usado com um sentido próprio.

O Que é Mise en Scène

Podemos dizer que mise en scène é uma expressão que se relaciona com tudo o que envolve a construção de uma cena, seja em cinema ou teatro, e mesmo em televisão. O mise en scène pode ser entendido a partir dos seus quatro aspectos básicos que são locação, figurino e maquiagem, iluminação e atuação.

A locação é o lugar onde será realizada a encenação e, do ponto de vista do mise en scène, aqui encontramos todos os cuidados para preparar o lugar para cena, montá-lo, decorá-lo, escolhe-lo; o figurino e a maquiagem são os cuidados com a imagem dos personagens, como eles devem aparecer para o público; na iluminação teremos os cuidados técnicos para registrar a cena da melhor forma possível ao mesmo tempo que a possibilidade de criar efeitos diversos conforme a necessidade ou preferência do diretor; e por fim a atuação é a interpretação dada pelos atores ao texto encenado de acordo com a proposta de quem dirige a cena.

O termo mise en scène começou a ser utilizado com o sentido que tem hoje no século XIX, no contexto do teatro da França, referindo-se então à movimentação dos atores no palco, a montagem do cenário e a disposição dos objetos em cena.

Contudo, mise en scène se tornou um termo mais popular somente a partir do século XX, quando começou a ser usado no circuito do cinema para se referir a forma como certos diretores conduziam seus filmes. Esses diretores foram considerados os pioneiros no cinema de autor, pois tinham uma forma de construir uma cena que era particular, e esse modo particular ficou conhecido como mise en scène: cada diretor posicionava a câmera a sua maneira, dirigia os atores de certa forma, usava determinados efeitos de luz e etc.

A partir do seu uso no cinema o termo mise en scène foi também ganhando um sentido coloquial e passou a se referir a qualquer situação da vida real onde se cria uma cena, quando alguém reage de forma desproporcional numa situação, como num vexame ou num escândalo, por exemplo. O termo neste sentido é usado muitas vezes de forma jocosa ou irônica.

O significado de Mise está na categoria Significados