Significado de Molécula

O que é Molécula

Molécula é uma palavra cujo significado é: grupo de átomos que permanecem juntos, não podendo ser desprendidos sem que as propriedades sejam afetadas, podendo ser iguais, ou diferentes.

Portanto, o significado de molécula é sempre uma entidade neutra, a qual possui no mínimo dois átomos ligados entre si. Estão excluídos desta definição os metais (constituídos por vários átomos de um elemento apenas) e todas as substâncias onde os átomos se ligam através de uma ligação iônica (neste caso temos um agregado iônico).

O que é molécula:

Antigamente dizia-se que a molécula era a menor parte de uma substância, a qual mantinha as mesmas características de propriedades químicas e composição.

Na atualidade, acreditamos que as propriedades químicas das substâncias não são significados de molécula isolada, mas sim um agrupamento mínimo das mesmas.

Como exemplos de moléculas encontramos, por exemplo, estes dois: o açúcar e a água. Já como os opostos de seus significados, temos, por exemplo, mais dois: os sais e metais.

Outros significados de molécula são: dois átomos de oxigênio que se combinam e formam uma molécula de oxigênio ou, quando um átomo de carbono combina dois átomos de oxigênio, dando uma molécula de dióxido de carbono.

Molécula de DNA

O DNA dos seres vivos em geral é composto por propriedades moleculares formadas por duas cadeias paralelas de nucleotídeos.

No DNA, estão presentes quatro tipos de nucleotídeos distintos: adenina, citosina, timina e por fim a guanina.

O DNA é formado por moléculas em forma de espiral de dois lados, estando ligados por pontes de hidrogênio. As instruções do DNA implicam nos significados do desenvolvimento e funcionamento dos seres vivos e de vírus que estejam nas moléculas do DNA.

Por isso, o DNA da nossa família tem influência no nosso aspecto e personalidade, pois passa de geração em geração. Podemos assim ser mais parecidos com os nossos pais, avós ou até familiares mais distantes. Herdamos a cor da pele, a cor dos olhos, a cor dos cabelos, assim como a personalidade como ser organizado, ou não, ser meigo ou indiferente, tudo que define as nossas características pessoais.

Todas as características vêm como herança do DNA.

Molécula polar e apolar

A polaridade de moléculas orgânicas está completamente relacionada com a electronegatividade dos átomos que compõe as moléculas.

Vamos analisar os significados de polar e apolar:

Só se considera uma molécula polar quando a diferença elétrica dos dois átomos faz com que haja um deslocamento de carga.

Considera-se apolar quando não ocorre diferença elétrica entre os átomos.

Agora ficamos nos perguntando o que são átomos?

Átomo definição: é a menor partícula que compõe um elemento químico, sendo ele composto pelo núcleo. No interior, é repleto de nêutrons, prótons e elétrons, que estão envolvendo o núcleo.

Significado da palavra átomo: a menor porção de um elemento que pode participar numa reação química, propriedades extremamente pequenas.

O significado de Molécula está na categoria Significados