Significado de Monarquia

O que é Monarquia

Monarquia é o substantivo feminino que dá nome a um tipo de regime político, onde o chefe do Estado é um rei ou um imperador, que fica no cargo até a sua morte, e geralmente esse poder é hereditário.

Um Governo monárquico é oposto à República, que é a forma de Governo onde o chefe do Estado é eleito pelo povo.

A monarquia é uma forma antiga de governo, mas que ainda está em vigor em alguns países, no qual o chefe do Estado recebe o nome de monarca. O monarca era o responsável por reger a administração de sua nação, promovendo o bem comum.

Contudo, hoje em dia um monarca não é o responsável pelo poder do seu país. Esse poder é exercido pelo primeiro-ministro, que na maioria dos casos é o líder do partido político que tem a maioria no parlamento.

Monarquia Constitucional

A Monarquia Constitucional surgiu no final do século XVIII na Europa, e nela há um Parlamento que é eleito pelo povo e que é o responsável por exercer o Poder Legislativo. O rei por sua vez, é o responsável por garantir o bom funcionamento das instituições.

Na Europa, existem monarquias constitucionais lideradas por um Primeiro-Ministro ou pelo presidente de um Conselho de Ministros. Já o Japão é a monarquia mais antiga que existe e o seu sistema de governo é parlamentarista.

Monarquia Absoluta

Na Monarquia Absoluta o rei é quem exerce o poder absoluto sobre a nação, sendo responsável pelo Poder Legislativo e pelo Poder Executivo. Esse tipo de monarquia era muito comum na Europa, durante o século XVI até o século XVIII.

Monarquia Eletiva

Na Monarquia Eletiva, o chefe do Governo é eleito pelo povo por meio de votação e o seu cargo se torna vitalício. Um grande exemplo de uma Monarquia Eletiva é a Cidade do Vaticano, na qual o Papa é o líder supremo elegido por voto e fica até a sua morte, a não ser que renuncie ao cargo por algum motivo.

O significado de Monarquia está na categoria Significados