Significado de Monogamia

O que é Monogamia

Monogamia é um substantivo feminino. O termo se formou por meio do Grego monos, que significa “um, único” mais gamein, que é “casar”.

O que é Monogamia:

O significado de Monogamia é descreve a situação de quem é monogâmico, isto é, é a qualidade de todo indivíduo que possui parceiro único: é uma forma de relacionamento em que uma determinada pessoa se estabelece com um parceiro, sendo um conceito cultural (e também jurídico) de que não é legal ter um relacionamento com mais de uma pessoa, presumindo-se que ocorra fidelidade de ambos os lados da relação.

A união de monogamia pode durar a vida toda ou somente por um determinado período de tempo e, por isso, pode ter como ideia o tipo de relação que, durante sua existência, seja de apenas um parceiro sexual – isto é, sem relacionamentos sexuais com outro(s) parceiro(s) enquanto nesta relação.

É interessante notar que, em um relacionamento monogâmico, as palavras adultério, infidelidade e a expressão “relacionamento aberto” não existem, pois vão ao contrário do que a monogamia aborda.

Estas relações de afeto e sexuais de uma monogamia abrangem debates, principalmente por fazerem parte de princípios morais antigos e de dogmas religiosos. A monogamia é, portanto, uma questão delicada, em especial por muitas ciências humanas afirmarem que este tipo de relacionamento é somente uma construção social ou mesmo um aspecto biologicamente determinado.

No âmbito da Botânica, a monogamia descreve as plantas que se constituem de flores hermafroditas – são as da classe das Syngenesias.

A monogamia também está presente no mundo animal, quando houve o relacionamento com um único parceiro durante a vida toda, a fim de reproduzir. O pinguim, o corvo e a arara são exemplos de animais monogâmicos.

O oposto de monogamia é a poligamia – forma de matrimônio ou de relacionamento em que um indivíduo possui mais de um relacionamento/cônjuge ao mesmo tempo.

O significado de Monogamia está na categoria Significados