Significado de Muamba

O que é Muamba

Muamba é uma palavra classificada, gramaticalmente, como um substantivo feminino. Esse termo era bastante utilizado para se referir ao furto de mercadorias dos navios que ficavam ancorados em seus portos ou mesmo em armazéns da alfândega.

O que é Muamba:

Por causa dessa origem, muamba passou a significar o comércio de coisas ilegais, ou seja, de mercadorias ou objetos furtados. Mas não é somente esse o conceito de muamba, hoje em dia.

Muamba, também, é uma gíria muito utilizada para designar produtos de baixa qualidade, sendo que, quem faz a comercialização desse tipo de mercadoria, é classificado pejorativamente de muambeiro.

Geralmente, a maioria das muambas que chega ao Brasil tem origem, principalmente, paraguaia. O fato de haver pouca fiscalização na fronteira entre os dois países, acaba facilitando a entrada de muitas muambas que serão vendidas em vários locais populares ou pelos famosos “sacoleiros”.

Por serem produtos de baixa qualidade, seus preços são infinitamente mais baixos do que o dos produtos originais. Essas muambas que entram no Brasil, na maioria das vezes de forma ilegal, acabam prejudicando muitos fabricantes brasileiros, pois é praticamente impossível competir com os valores cobrados por essas muambas.

Outro significado para o termo muamba vem da culinária angolana: a muamba de galinha.

Nesse prato, são colocados alguns ingredientes bem simples, mas que o deixam bastante saboroso, fazendo com que ele se torne um dos itens culinários mais apreciados, não só pelos angolanos, como também por aqueles que vão ao país ou têm a oportunidade de provar o prato preparado aqui mesmo no Brasil.

Os principais ingredientes utilizados nesse prato são: alho, cebola, abóbora, quiabo, óleo de palma, gindungo (um tipo específico de pimenta), além da galinha, é claro.

O significado de Muamba está na categoria Significados