Significado de Musa

O que é Musa

Significado de Musa

Musa é a mulher que traz inspiração ao poeta, ou a qualquer artista de forma geral. O significado do termo musa vem do nome como eram chamadas as nove deusas que de acordo com a mitologia grega eram as responsáveis por zelar pelas artes e pela ciência.

O Que é Musa

Grande parte das músicas e das poesias escritas falam de amor, do amor de um homem para com uma mulher. Esse homem apaixonado, ao escrever sua poesia ou canção, o faz por que é inspirado por amar a determinada mulher, essa mulher é sua inspiração, ela é sua musa. 

Assim, pode-se usar o termo musa também como uma forma de elogio a uma mulher, dizer que uma mulher é uma musa, é uma forma de dizer que ela é bonita, simpática, atraente.

Na mitologia grega, cada uma das musas era responsável por trazer a inspiração para uma das artes. Com isso temos que Calíope, era a musa da eloquência, Terpsícore da dança, Erato da poesia lírica, Clio da História, Euterpe, música, Tália, comédia, Polímnia, música sacra, Urânia da Astronomia e Melpômene a musa da tragédia. As nove musas eram filhas de Mnemosine e Zeus e o seu templo era chamado de museion, termo que deu origem a palavra museu.          

Em botânica, também encontramos o termo musa, para designar um espécime pertencente à família das Musáceas. As musáceas compreendem plantas formadas por ervas perenes, que crescem formando árvores que possuem grandes folhas embainhadas, dando o seu fruto em cacho, como é o caso das bananeiras.

O significado de Musa está na categoria Significados