Significado de Mútuo

O que é Mútuo

Mútuo significa algo que acontece reciprocamente entre duas ou mais pessoas. É um adjetivo masculino originário do latim “mutuus” e corresponde a algo recíproco, troca ou permuta entre as partes.

Quando um acordo é mútuo, significa que é recíproco, ou seja, é comum a ambas as partes envolvidas. Dessa forma, recíproco e mútuo são sinônimos e as partes que compões esse acordo tem as mesmas obrigações.

Dentre outros sinônimos de mútuo, podemos destacar: correspondente, mutual, bilateral, recíproco, correspondido, retribuído ou dar de volta.

Um sentimento mútuo é quando o sentimento é correspondido pela outra. Quando se fala para alguém “eu te amo” e a resposta é “tenho o sentimento mútuo”, significa que ela também te ama.

Respeito mútuo é uma locução definida pela relação de apreço entre duas ou mais pessoas. O respeito mútuo é um dos fundamentos mais importante em um relacionamento.

Esse sentimento deixa a convivência entre as partes mais fácil. É um princípio de convivência humana que pode ser considerado o alicerce de construção da sociedade, com justiça e educação entre grupos econômicos, culturais, étnicos, sociais etc.

Para evitar desagrados ou atitudes negativas entre os indivíduos de uma sociedade, povos ou nações, o ingrediente fundamental para diminuir as crises e conflitos é o respeito mútuo.

Geralmente, o princípio do respeito mútuo é formado no âmbito da família e escola, onde estes tomam a obrigatoriedade em educar os mais jovens, ajudando-os a terem melhores atitudes e comportamentos diante do outro.

De maneira semelhante, em um relacionamento amoroso, o amor mútuo é uma das principais bases de tudo. 

Contrato de mútuo

Esse termo é oriundo do mundo jurídico e indica uma situação em que há o empréstimo de algo fungível, o que quer dizer que é algo que é consumível através do uso.

Em casos em que o objeto emprestado é consumido e não retorna do empréstimo, quem recebeu o empréstimo tem como obrigação retornar o mesmo tipo de objeto, no mesmo valor e quantidade. O empréstimo de dinheiro é um exemplo disso. O tipo de contrato que define essas condições é chamado de mútuo feneratício.

Mútuo e comodato

Seja no mútuo ou no comodato, há o empréstimo de algo a alguém. O que os diferencia é que no mútuo o objeto é consumível e deve haver a restituição na mesma qualidade e quantidade. Já no comodato deve-se devolver o mesmo objeto emprestado.

Exemplos do emprego do vocabulário mútuo:

João não gosta de mim, mas meu sentimento por ele é mútuo.

Se o seu amor por mim fosso mútuo, com certeza viveríamos muito melhor.

Mesmo que o acordo não tenha sido mútuo, ainda prefiro cumprir minha palavra a ser considerado desonesto.

Veja também os significados de Comodato e Recíproco.

O significado de Mútuo está na categoria Significados