Nação é um termo que se origina no latim natio, mesma raiz de nascido, e designa um conjunto de indivíduos que compartilham de uma mesma identidade sociocultural, possuindo os mesmos valores, costumes, língua e aspirações.

Uma nação é constituída historicamente através de um processo que envolve diversos fatores, como migrações, guerras, desenvolvimento cultural, aculturação, política e etc. Como resultado desse processo temos um povo que se identifica entre si, possuindo uma mesma história e celebrando os mesmos símbolos e fatos históricos. Muitas vezes uma nação também possui uma característica étnica e na maior parte das vezes uma nação possui ainda um território próprio.

Entre as nações que não possuem território podemos citar os ciganos e o exemplo dos judeus, que viveram durante séculos, como um povo compartilhando crenças e costumes, mas sem um território.

Podemos dizer que território, língua, religião, tradições e costumes são requisitos importantes, mas não são absolutamente fundamentais no que diz respeito a uma nação. O elemento essencial na constituição de uma nação é o sentimento de união e de pertencimento a um grupo, a consciência de fazer parte de uma coletividade que compartilha de características próprias, sociais, culturais e históricas e que diferem das demais nações do mundo.

Um país pode constituir uma nação, como no caso do Brasil, onde todo o território do país é habitado por pessoas que compartilham alguns traços culturais, como a língua e a identificação com diversos símbolos, como o respeito a bandeira, o gosto pelo futebol, ou por um certo tipo de gastronomia, mais ou menos difundidos por todo território.

Entretanto, alguns países são constituídos por diferentes nações. Encontramos em alguns estados uma população que não compartilha de uma mesma história, cultura e tradições, gerando algumas vezes conflitos e desentendimentos entre os diferentes grupos nacionais. Esse, por exemplo, é o da Espanha, que tem em seu território um número significativo de pessoas que não se identificam com a Espanha, mas com a Catalunha, uma região do país que tem uma língua diferente do castelhano e uma cultura própria e que quer se separar para formar uma nação independente.

Redação

Publicado por
Redação

Posts Recentes

Sensacionalismo

Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…

2 anos

Barbárie

Barbárie é uma palavra que vem do grego barbaros que significa “estrangeiro, forasteiro” ou, literalmente,…

2 anos

TBT

Tbt é uma das hashtags mais populares das redes sociais. O significado de TBT é…

2 anos

Ansiedade

Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…

2 anos

Cleptomaníaco

Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…

2 anos

Imunidade Parlamentar

Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…

2 anos

Este site utiliza cookies.