Significado de Não Reagente

O que é - Não Reagente

Não reagente é a negação do substantivo masculino “reagente”.

O que é Não reagente

O significado de Não reagente está inserido dentro da medicina, onde serve para afirmar que um indivíduo não possui determinada doença, determinando que o reagente não reagiu com o sangue – dando um sinal negativo.

Um agente químico chamado de “reagente” é colocado no sangue da pessoa de modo a notar se houve uma reação ou não. Se for positivo, quer dizer que alguma substância existente no corpo do indivíduo é capaz de reagir com o agente. Mas se for negativo, aconteceu o que se chama de amostra não reagente, ou seja, não existiu qualquer reação do agente químico no sangue.

A expressão não reagente aparece na apresentação de resultados de exames de sangue, exames de gravidez (o chamado Beta HCG), entre outros exames, tal como de doenças sexualmente transmissíveis – como o HIV, sífilis –, bem como de demais enfermidades, como a hepatite, por exemplo.

Os exames qualitativos são aqueles que podem apresentar como resultado reagente ou não reagente. Nesses casos, a referência é feita para a ausência ou presença de certo micro-organismo, substância, anticorpo, antígeno ou célula.

Os exames quantitativos são aqueles que medem certo valor. Nesses casos, há a medição da quantidade do micro-organismo, substância, anticorpo, antígeno ou célula. Nos exames quantitativos, o resultado se apresentará como negativo ou positivo, enquanto outros atribuem reagente ou não reagente.

Existem situações raras que um exame de sangue, por exemplo, pode apresentar resultado positivo (ou seja, reagente), mas a pessoa pode não estar doente. É comum os médicos solicitarem um novo exame de sangue como confirmação, pois uma concentração muito baixa das taxas que indicam tal doença pode ter causado o resultado afirmativo.

O significado de Não Reagente está na categoria Significados