Significado de Naturalidade

O que é Naturalidade

Naturalidade é um substantivo feminino que designa o estado, condição ou qualidade do que é natural, assim como também o local de nascimento de um indivíduo (cidade, estado, país). A palavra naturalidade também tem seu significado atribuído ao estado ou ação de um indivíduo, o que nesse caso a liga com a espontaneidade, singeleza e simplicidade.

Agir com naturalidade é um exemplo deste último caso, sendo que tal ação é a mesma praticada cotidianamente por uma pessoa. Quando alguém se encontra diante de uma situação adversa e mantém a espontaneidade diz-se, por exemplo: “mesmo diante de toda a pressão psicológica ele agiu com naturalidade!”.

A naturalidade como local de nascimento constantemente é utilizada em documentos, fazendo parte inclusive da cédula de identidade  (o RG/Registro Geral). Além da naturalidade, é utilizada a data de nascimento e o nome completo do indivíduo para evitar qualquer erro de identidade. É importante frisar que a naturalidade não diz respeito ao local onde vive determinada pessoa e sim qual é o local do seu nascimento.

Naturalidade e Nacionalidade

O local de nascimento em muitos países está atrelado à nacionalidade de seus cidadãos, sendo utilizada a expressão jus soli (advinda do latim) para designar o direito de nacionalidade através do nascimento em determinado local. Isso significa que para estes países a naturalidade está ligada diretamente à nacionalidade de uma pessoa. Já em outros países, a nacionalidade é validada através do jus sanguinis, ou seja, através do sangue (descendência). Alguns países adotam os dois princípios para conferir cidadania aos seus integrantes.

A nacionalidade diz respeito a qual nação um indivíduo pertence. A naturalidade, por sua vez, está atrelada a qual cidade ou país o mesmo indivíduo nasceu (da qual ele é natural). Por exemplo; Marcos possui a nacionalidade brasileira, sendo natural de São Paulo. Algumas pessoas possuem dupla nacionalidade, que adquirem através do nascimento e da descendência. Também existe o processo de “naturalização”, que é a obtenção de uma nova cidadania ou da troca de nacionalidade.

O significado de Naturalidade está na categoria Significados