Significado de Nefasto

O que é Nefasto

Nefasto é classificado como um adjetivo masculino. O termo vem do Latim nefastus, que significa “contrário à lei divina”, que é formado por ne, que é “não” mais fastus, que é do verbo facere, que quer dizer “fazer”.

O que é Nefasto:

O significado de Nefasto é algo de mau agouro, de teor ruim, ou seja, que provoca desgraça, que pode se referir também a um período de luto e tristeza.

Por exemplo: “O professor, em nossa aula sobre a Inquisição, nos apresentou os documentos daquela época, enfatizando o quão nefasta ela foi.”

Nefasto é o que ocasiona ou denota as sensações e/ou ideias fúnebres, fornece pensamentos sobre a morte, despertando sentimentos de pesar.

Por exemplo: “Os cemitérios são locais nefastos.”

Não somente disso, mas nefasto ainda se relaciona com o que é desconhecido.

Claramente, nefasto ainda tem como conceito aquilo ou alguém que pode provocar ou desenvolver prejuízos, danos, circunstâncias ou acontecimentos que são prejudiciais e desfavoráveis, isto é, azar, consequências negativas. Nesse caso, uma pessoa nefasta é uma pessoa que traz prejuízos para as demais pessoas, sendo diabólica, maléfica.

Por exemplo:

“A nefasta situação foi a precursora de vários males.”

O termo de origem era utilizado através dos ditos dies nefastus, durante a época da Roma antiga, pois expressavam o dia que o tribunal estava fechado, sendo considerada uma ilegalidade se algum assunto jurídico fosse expedido.

São antônimos de nefasto: bondoso, fasto, benéfico, próspero, feliz, favorável, entre vários outros.

Sinônimos de nefasto

São sinônimos de nefasto: desfavorável, nocivo, pernicioso, peçonhento, tóxico, prejudicial, malvado, perverso, azarento, agourento, trágico, ominoso, lúgubre, feral, entre outros termos.

O significado de Nefasto está na categoria Significados