Significado de Neoplasia

O que é Neoplasia

Neoplasia é um termo formado por raízes de palavras do idioma grego, significando “crescimento anormal de um tecido orgânico”, formado pelas palavras neo (novo) e plasis (formação).

O que é neoplasia?

Neoplasia é o nome dado ao crescimento acelerado, descontrolado e anormal de qualquer tecido do corpo humano ou de um grupo de células, formando o que se costuma chamar de tumor, que tanto pode ser benigno quando maligno.

As células com neoplasia são diferentes das normais, já que proliferam descontroladamente, independente da necessidade de novas células num determinado órgão, reduzindo a diferenciação entre elas e alterando a comunicação e adesão celular dentro de um órgão.

Podemos considerar a neoplasia como multiplicação celular, considerando como tumor (palavra que significa inchaço, em latim), uma vez que uma neoplasia é a multiplicação dos inchaços provocados pelas células.

Neoplasia benigna

A neoplasia benigna é uma multiplicação celular que se desenvolve vagarosamente, não causando intolerância no organismo e não provocando problemas orgânicos. A neoplasia benigna, na medicina, recebe o sufixo “oma” (que significa inchaço ou tumor) acrescido ao local ou órgão onde está se desenvolvendo a multiplicação celular, como, por exemplo, fibroma, linfoma, papiloma, adenoma ou lipoma.

Neoplasia maligna

Ao contrário da neoplasia benigna, a neoplasia maligna é o conhecido câncer, formando tumores malignos que se desenvolvem rapidamente e provocam sérias consequências na saúde de um indivíduo, podendo provocar até mesmo a morte.

Os tumores provindos da neoplasia maligna, se não tratados a tempo, podem se tornar fatais em virtude de seu crescimento acelerado, muito mais difícil de ser controlado e podendo atingir os órgãos e tecidos do organismo de forma intratável e em caráter irreversível. Os estágios finais da neoplasia maligna são conhecidos como metástase, quando o câncer se espalha por todo o organismo.

O significado de Neoplasia está na categoria Significados