Significado de Ninar

O que é Ninar

Ninar é uma palavra cujo significado é embalar, sossegar, acalentar e tranquilizar. No entanto, essa palavra é usada para outros significados. Ela pode ser usada, por exemplo, para adormecer, principalmente quando nos referimos a recém-nascidos ou bebés.

Ninar tem, assim, entre os seus diversos significados, os seguintes:

  • Fazer adormecer (geralmente ao som de cantigas)
  • Embalar
  • Acalentar

Outros significados:

  • Pegar no sono
  • Adormecer
  • Dormir

O que é ninar:

A palavra ninar deriva da palavra aninhar. Aninhar é o ato de as mães tranquilizarem e reconfortarem os seus bebés, geralmente na hora de colocá-los para dormir.

Isso porque as mães aninham os seus filhos em seus braços, ambalando os bebés até que eles adormeçam.

Dessa forma, podemos colocar os nossos bébés para ninar pegando no colo, ou dando a sua pelúcia favorita, a chupeta, embalando, e assim fazer com que ele se sinta seguro e calmo.

Para ninar os bebês, existem muitas músicas de ninar, havendo diversas cantigas, mostrando o quão especial esse momento é.

Alguma dessas canções têm significados bem especiais, como o dorme neném ou boi da cara preta. Quem não conhece essas canções? a música “dorme neném” foi o primeiro folclore canções de ninar.

Hoje em dia, existem várias músicas de ninar, e essas duas são as mais famosas do Brasil, sendo elas conhecidas por todos aqueles que tiveram o prazer de escutá-las enquanto pegavam no sono.

Note ainda que essas canções de ninar se tornaram tão famosas que são hoje cantadas em várias situações, não estando somente restritas ao ato de colocar o neném para dormir.

 

O significado de Ninar está na categoria Significados