Significado de NIS

O que é NIS

NIS é uma sigla para Número de Identificação Social. Esse número é atribuído pela Caixa Econômica Federal, após o devido cadastramento, a todas as pessoas que não possuem um número no Programa de Integração Social (PIS) e que com ele passam a ter o direito de ser contempladas com auxílios sociais tais como o Pronatec, Bolsa-Família, Garantia de Safra, Pró-jovem, entre outros.

Com o NIS, a Caixa Econômica Federal passa a ter um registro da situação econômica e empregatícia do cidadão, permitindo a este que se candidate a programas sociais que entender ter direito. Contudo, quando o cidadão consegue o seu primeiro emprego o seu número NIS transforma-se no seu número de PIS.

O NIS e o PIS então são o mesmo número, a diferença é que o NIS cadastra o cidadão que ainda não teve um emprego de carteira assinada e o PIS é o número que identificará o cidadão como trabalhador.

NIS e NIT

A sigla NIT refere-se ao Número de Identificação do Trabalhador, e serve para identificar o trabalhador autônomo, aquele que trabalha por conta própria e não tem carteira assinada, o número é obtido através de cadastro no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Já o NIS identifica o cidadão que ainda não teve oportunidade de trabalhar de carteira assinada dando-lhe o direito de se inscrever em programas sociais.

PIS PASEP

PIS tem como significado Programa de Integração Social e PASEP significa Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Os dois programas juntos formam o chamado PIS PASEP e ambos tem como função regular e determinar quais os valores das contribuições sociais que as empresas devem a seus colaborares.

O PIS PASEP é uma numeração composta por 11 dígitos e que estará presente no Cartão de CNPJ e no Documento de Cadastro do NIS (DCN).

 

 

O significado de NIS está na categoria Significados