Significado de Nissei e Sansei

O que é Nissei e Sansei

Nissei e sansei são termos que referem-se respectivamente aos filhos e netos de japoneses nascidos fora do Japão. São termo usados pelos imigrantes japoneses estabelecidos nas américas do norte e do sul.

A palavra issei no idioma japonês significa primeira geração, enquanto que sei, significa geração. Assim, era costume entre os imigrantes japoneses chamar-se entre si de issei, a primeira geração de imigrantes. Quando essa geração teve filhos nasceram os nissei, ou seja, a segunda geração, os filhos dos imigrantes issei (também conhecidos como Nikkei).

E quando a segunda geração, os nissei, tem filhos, os netos dos issei são chamados de sansei, ou seja, a terceira geração. Assim temos: issei, primeira geração, nissei, segunda geração e sansei, terceira geração.

E conforme as gerações vão chegando elas vão recebendo a sua devida denominação de acordo com o costume da cultura dos imigrantes. Assim, enquanto issei são os primeiros imigrantes, e nissei e sansei correspondem aos filhos e netos desses, temos também os yonsei, que são bisnetos dos primeiros imigrantes, os gossei, que são os tataranetos e os shichissei que equivalem a sexta geração.

Imigração japonesa no Brasil

A imigração japonesa do Brasil começou no início do século XX e se prolongou até o ano de 1973 quando o último navio japonês trazendo imigrantes aqui aportou. O Brasil é considerado o país com a maior população de japoneses depois do Japão. 

O estado brasileiro que mais recebeu imigrantes foi São Paulo, seguido pelo Paraná. Contudo, Pernambuco e Minas Gerais também receberam um número significativo de japoneses, e em outros estados a imigração também teve um contingente, como em Santa Catarina, por exemplo.

As imigrações começaram depois de um acordo entre os governos brasileiros e japonês. E hoje estima-se que vivam no Brasil cerca de um milhão e meio de descendentes de japoneses.

O significado de Nissei e Sansei está na categoria Significados