Significado de Nonsense

O que é Nonsense

Nonsense é um substantivo da língua inglesa sendo formado por dois termos: non, que significa “não” (elemento de negação) e sense, que significa “sentido”.

O que é Nonsense:

O significado de Nonsense traduz-se como sem sentido, absurdo ou contrassenso. Nesse caso, a palavra nonsense é muito utilizada para descrever situações que não possuem nexo, além de serem consideradas “sem noção”. Ou seja, são ocasiões que são contrárias à lógica.

Nonsense também pode se referir a condutas imprudentes, insubordináveis, irresponsáveis ou mesmo questionáveis de certos indivíduos.

A palavra nonsense hoje é muito popular (desde o início do século XX), embora não esteja inserida no Dicionário Aurélio.

Nonsense ainda pode ser utilizado para caracterizar um discurso com pouco sentido, sem significado ou mesmo tolo. Por exemplo: “Mark always makes nonsense speeches. Nobody cares about him, but he doesn’t realize that.” (Mark sempre faz discursos sem sentido. Ninguém se importa com ele, mas ele não percebe isso).

A expressão nonsense é comumente vista em diversas artes, denotando um estilo característico de humor perturbado e sem sentido.

Por exemplo, na literatura tem-se o famoso autor inglês Lewis Carroll. Carroll é o autor dos livros “Alice no País das Maravilhas” e “Alice Através do Espelho”: ambos são livros nonsense. Lewis Carroll ainda tem desafios matemáticos que parecem contrários à lógica, e também podem ser considerados nonsense.

Um cenário muito conhecido e pode ser considerado nonsense é do desenho Bob Esponja.

As situações nonsense nas artes podem deixar os leitores, ouvintes e telespectadores perplexos, beirando o riso e a estranheza. Eles procuram buscar algo que seja identificado como útil, já que os pensamentos correm sem repouso através desses assuntos sem sentido.

O antônimo de nonsense é sensatez.

Humor Nonsense

O humor nonsense é caracterizado como um tipo de humor que utiliza coisas absurdas e sem sentido, assim como cenários fictícios ou exageradamente elaborados.

O humor nonsense acaba sendo muito apreciado pelas pessoas, já que ele permite que haja uma “fuga” da realidade, das normas estabelecidas e oferece uma chance de pensar diferente (“fora da caixa”).

O humor nonsense passa sentido a algo que não tem sentido ou mesmo desenvolve um novo sentido, um novo movimento. O humor consegue criar paradoxos em situações duvidosas e absurdas na vida de quem o aprecia, indicando o impossível, levando o apreciador a um local onde não há respostas.

O humor nonsense é muitas vezes citado como uma “cilada mental” pela capacidade abstrata. Dessa forma, muitos poderão rir das situações mesmo sem entende-las (ou entende-las e não rir) – dependendo, é claro, do próprio humor do sujeito.

O significado de Nonsense está na categoria Significados