Significado de Nora

O que é Nora

Nora é um substantivo feminino. O termo vem do Árabe anora, de anna’urâ, que significa “engenho de tirar água”, ou também o termo pode vir do Latim vulgar nura-, de nuru-, que quer dizer “esposa do filho, relativamente aos pais deste”.

O significado de Nora é comumente lembrado como a mulher em relação aos pais do seu respectivo companheiro ou cônjuge.

Nesse contexto, a palavra nora se torna uma forma de parentesco dentro de uma família por afinidade de primeiro grau, juntamente com os termos genro, sogra e sogro.

Nora e genro são os termos utilizados para designar a companheira e o companheiro dos respectivos filhos de determinados pais.

Por exemplo:

“Hoje, finalmente conhecerei minha nora.”

“Minha nora está grávida de gêmeos! Vou ser uma ótima avó.”

Existem pessoas que permanecem em dúvida sobre se também existe a opção genra. Entretanto, genra não existe na Língua Portuguesa, estando incorreta esta alternativa, existindo somente sua versão em masculino: “genro”. Para designar a mulher do filho em perspectiva dos pais deste, o correto é utilizar a palavra “nora”.

Noragami é uma série de mangá de autoria de Adachitoka, que teve o início de sua publicação em dezembro de 2010 e permanece em andamento (atualmente conta ká com 18 volumes). O mangá já ganhou uma adaptação para anime, que foi ao ar no Japão durante janeiro e março de 2014 – já uma segunda temporada teve estreia em 2015.

Nora Roberts (seu verdadeiro nome é Eleanor Marie Robertson) é o nome de uma famosa escritora norte-americana que já lançou mais de 200 best-sellers. A autora também escreve sob pseudônimos de J.D.Robb, Jill March e Sarah Hardesty.

Nora em inglês pode ser traduzido como daughter-in-law.

Nora em Localidades

A palavra nora também se refere ao nome de várias localidades pelo planeta.

Nos Estados Unidos, por exemplo, destacam-se três:

  1. Nora, em Illinois,
  2. Nora, em Nebraska, e
  3. Nora Springs, que é uma cidade no estado de Iowa.

Nora também é o nome de uma ilha localizada no Mar Vermelho, no Arquipélago Dahlak (Eritreia).

Na Suécia, Nora é uma comuna no condado de Örebro, sendo sua capital.

Na Itália, Nora também é o nome de uma cidade antiga situada na costa da Sardenha.

Nora (água)

Nora também significa um mecanismo que tem como finalidade tirar a água de poços, cisternas, etc, composto essencialmente por uma roda de madeira que gira através de cordas ou cadeia metálica que estão presos os alcatruzes.

Normalmente, o nome para este engenho hoje em dia é tido como moinho de água ou azenha.

Nora (medicamento)

Na Medicina, noradrenalina é um neurotransmissor do sistema nervoso simpático, da classe das catecolaminas.

Precursor da adrenalina, este neurotransmissor possui inúmeras funções no organismo, entre as quais destacam-se a facilidade em reduzir o diâmetro de alguns vasos sanguíneos, o aumento da frequência dos batimentos cardíacos e permite até aumentar a pressão arterial quando há necessidade.

Por isso, este é um medicamento muito utilizado em pacientes que estão em Unidades de Terapia Intensiva, as UTIs.

O significado de Nora está na categoria Significados