Significado de Obesidade

O que é Obesidade

Obesidade é o nome que recebe o acúmulo de tecido adiposo em um indivíduo capaz de trazer consequencias negativas à saúde, podendo, portanto, levar a uma redução da expectativa de vida e potencializar o aparecimento de algumas enfermidades.

A obesidade pode ser entendida como a característica daquele que é gordo, podendo ser identificada pela constatação de excesso de gordura produzindo corpos inchados e com maior massa. A obesidade também pode ser chamada de adiposidade.

Para se identificar uma pessoa obesa existe uma fórmula chamada índice de massa corporal, também conhecida pela sigla IMC. Calcula-se o índice de massa corporal dividindo-se o peso de uma pessoa em quilogramas pelo quadrado de sua altura, trata-se de um método padrão adotado e indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), bastante fácil e rápido.

No cálculo de IMC ou índice de massa corporal será considerada obesa a pessoa que obter um valor de 30 kg/m2. O índice é usado há cerca de 150 anos e foi criado pelo cientista e intelectual franco-belga Lambert Adolphe Jacques Quételet.

A questão da obesidade é bastante discutida devido a suas consequências à saúde. Diversos tipos de doenças como diabetes, apneia do sono, hipertensão e doenças cardiovasculares têm em geral incidido mais em pessoas que apresentam alguma obesidade. Neste sentido, a obesidade pode ser encarada como uma doença crônica e, assim sendo, é uma doença que não tem cura, podendo no entanto ser controlada, pois uma pessoa com obesidade pode voltar a emegrecer, entretanto, sem que os devidos cuidados sejam tomados a pessoa pode facilmente voltar e engordar.

A obesidade é tido como uma doença crônica caracterizada pelo crescimento da gordura corporal. Por ser crônica, a obesidade não tem cura, mas pode ser controlada. A pessoa obesa pode emagrecer, mas se não mudar seus comportamentos e hábitos alimentares, a obesidade pode voltar.

A obesidade é causada por diversos fatores, entre as quais podemos citar o sedentarismo e o exesso de consumo de alimentos. O estilo de vida do ocidente que se baseia numa alimentação constituida pelo consumo de produtos industrializados e de fast foods, que também contribuem para o desenvolvimento da obesidade. Outro fator importante que pode ser mencionado como causador de obesidade é a ocorrencia de algum tipo de distúrbio hormonal.

Algumas pessoas atingem um tal nível de obesidade onde esta é tratada como uma grave doença, e pode ser chamada de obesidade morbida. Pessoas com obsidade morbida possuem um peso muito elevado, o que trás consequecias à saúde e à qualidade de vida do indivíduo. Em geral, uma pessoa é diagnosticada com obesidade morbida quando o seu peso atinge um índice de massa corporal com valores entre 40 e 49,9.

Tipos de Obesidade

Existem algumas formas de se classificar a obesidade, de acordo com suas causas, sua incidência ou o sexo do obeso.

De acordo com suas causas, a obesidde pode ser nutricional, quando um individuo engorda devido ao excesso de consumo de alimentos; pode ser psicológica, quando a causa vem de distúrbios psicológicos como a ansiedade e o stress; e pode ser comportamental quando sua origem é a falta de exercícios ou o sedentarismo.

Podemos também classificar a obesidade como ginecóide ou andróide. A primeira também é chamada de obesidade feminina, quando a gordura estará especialemente acumulada nas nádegas, coxas e quadris. A segunda também conhecida como obesidade masculina, caracteriza-se pelo acumulo de gordura na sintura.

A obesidade pode ainda ser classificada como visceral e subcutânea. No primeiro tipo, temos um acúmulo de gordura na região abdominal, que afeta também os órgãos fazendo desse tipo de obesidade a mais perigosa a saúde, pois aumenta considerávelmente o risco de um ataque cerdíaco. No outro tipo de obesidade a gordura se acumula entre o músculo e a pele e o risco de problemas cardiacos é muito menor.

O significado de Obesidade está na categoria Significados