Significado de Odara

O que é Odara

Odara está relacionado com sentimentos e qualidades positivas, como por exemplo, estar bem.

A palavra odara tem origem na cultura hindu e representa a paz e a tranquilidade. Ela também aparece em religiões como umbanda e candomblé, onde é um tipo de exu, ou seja, um orixá africano.

Os orixás são ancestrais africanos considerados divindades e estão relacionados às manifestações de forças da natureza.

Odara é o título de uma música composta em 1978 pelo cantor de música popular brasileira Caetano Veloso, onde a palavra aparece nos trechos "Deixa eu dançar pro meu corpo ficar odara".

Outra música em que "odara" aparece é "Tantinho", do cantor brasileiro Carlinhos Brown, no seguinte trecho: "Decunde Odá / Odara, Odara".

O termo também dá nome ao Instituto Odara da Mulher Negra, uma Organização Não Governamental (ONG) localizada em Salvador na Bahia, a qual tem como objetivos principais a proteção da saúde, a proteção dos direitos e a formação de mulheres negras.

Odara no Candomblé e Umbanda

Odara é um tipo de exu no candomblé e tal religião considera isso o início de tudo, a criação do homem e representa algo que é infinito.

E odara é uma fase do exu na religião umbanda, na qual representa um período bom, onde não há maus momentos e caminhos caóticos.

O significado de Odara está na categoria Significados