Significado de Odômetro

O que é Odômetro

Odômetro, muitas vezes chamado também de hodômetro, é um substantivo masculino, com origem grega, onde “odo/hodo” significa caminho e “metro” significa que está sendo medido.

O que é Odômetro

O significado de odômetro seguindo a ideia da origem da palavra é de um equipamento mecânico que permite calcular a distância percorrida por um automóvel. Pode-se encontra-lo, em grande parte dos veículos, no painel.

No painel ou no visor do automóvel estará escrito a palavra “ODO” que indica a distância total percorrida pelo veículo, bem como a palavra “DST” que significa a distância parcial percorrida.

O Odômetro e o velocímetro trabalham juntos, já que o que gera a velocidade nada mais é que a distância percorrida e o tempo gasto dela.
Além do odômetro do veículo, pode-se encontrar esse equipamento para realizar a atividade de marcar o número de voltas de uma manivela, por exemplo.

O GPS também pode ter como função essa atividade do odômetro!

Odômetro digital

Hoje em dia, os odômetros mecânicos (mesmo que sendo usados há muitos séculos) estão sendo extintos, graças a um odômetro mais moderno. O odômetro digital ou também denominado odômetro computadorizado irá substituir o antigo aparelho veicular.

O odômetro digital, diferentemente do seu antecessor, trará mais segurança e precisão. Além disso, ele é considerado mais barato e possui mais opções. O odômetro digital já está tomando seu lugar nos veículos novos.

Diferença entre o odômetro analógico e digital

A maior diferente entre ambos os odômetros é sua base de montagem. Enquanto que o odômetro mecânico é uma referência da engenharia mecânica, o odômetro digital utiliza os componentes eletrônicos.
 

O significado de Odômetro está na categoria Significados