Significado de OEM

O que é OEM

OEM é uma sigla da língua inglesa.

O significado de OEM é a sigla de Original Equipment Manufacturer, que ao traduzir para o português de maneira literal, entende-se como o “Fabricante Original do Equipamento”.

OEM descreve os produtos que não são fabricados para a venda direta ao consumidor, ou seja, eles são fabricados especialmente para grandes empresas, sendo assim seu preço é geralmente bastante baixo quando comparado aos produtos encontrados em lojas – aqueles que se destinam ao consumidor.

Várias marcas fazem uso de softwares e peças OEM, como é o caso da Dell, da HP, da Sony, entre várias outras organizações, já que eles são de ótima qualidade.

Dessa forma, grande parte dos produtos OEM não chegarão ao consumidor com o selo da empresa que o produziu, mas sim com a marca que fez a finalização do produto.

A opção de escolha por produtos OEM acontece por conta do seu valor diferenciado, entretanto o processo de montagem precisa ser feito através de uma empresa adequada, afinal o produto em si não está em caixa e sim já instalado, podendo ser visualizado pronto.

Por que o OEM é barato:

  • Aquisição em grandes quantidades,
  • Tempo de garantia é mais curto,
  • Contratos próprios de licenças dos produtos.

Outro fator que afeta e reduz o custo final de um produto OEM é a ausência de “atratividade”, isto é, os equipamentos não acompanham alguns itens complementares, como, por exemplo, a caixa (que seria a embalagem original) e outros.

Software OEM

Os softwares OEM são aqueles softwares que são vendidos para empresas de informática por preços reduzidos quando comparado com o valor que custaria para o consumidor final. Esses itens já estarão pré-instalados no computador, que por sua vez estará à venda ao consumidor final.

Como pode-se entender, os produtos OEM não são produzidos para o consumidor final, mas sim para empresas, embora é possível encontrar em muitos sites de informática itens de hardware e softwares OEM – o que se transforma em um comércio ilegal.

A fabricante teria um prejuízo significativo se vendesse seus produtos ao consumidor, por isso as mercadorias OEM não são direcionadas para tais.

O significado de OEM está na categoria Significados