Significado de Ofegante

O que é Ofegante

Ofegante é o mesmo que ofegoso, cansado, ansioso, anelante, arfante, exausto, arquejante, aquele desprovido de fôlego.

O termo ofegante pode ser definido como o estado da pessoa que ofega, que tem a respiração acelerada, descompassada e tem grande dificuldade para respirar.

O estado ofegante ocorre quando alguém está com suas forças e respiração reduzidas, normalmente devido ao trabalho muito prolongado ou excessivo causando a exaustão e o cansado físico elevado.

Além disso, a expressão ofegante é um adjetivo de dois gêneros que pode caracterizar um estado próprio de um indivíduo ansioso desejando por algo, e nessa ânsia ele se torna cansado de esperar, porém é um estado mais no sentido figurado.

Ofegante é considerado também uma reação emocional e física que ocorre no corpo do ser humano que o deixa com a respiração superficial e rápida. Esse estado pode ocorrer devido a pessoa passar por uma grande surpresa, susto ou prazer. A situação ofegante pode ser causada também devido esgotamento físico, doenças, exercícios extenuante ou excessivos, etc.

A palavra ofegante vem do verbo ofegar de origem no latim “offo” que significa sufocar, apertar a garganta, esganar. Dessa forma, entende-se que o termo ofegante é utilizado para fazer alusão à dificuldade que alguém tem de respirar.

Ofegante epidemia

O cantor e compositor Chico Buarque de Holanda compôs uma música na década de 80 intitulada de “Vai Passar”. A letra foi escrita em um conturbado período da história brasileira que foi o fim da ditadura militar.

Um trecho da canção diz:

  • "uma ofegante epidemia que se chamava carnaval...”.

Analisando alguns trechos da música, é perceptível que Chico Buarque faz referência ao período da escravidão vivenciada no Brasil e faz também um retrospecto ao período colonial brasileiro.

Dessa forma, a letra da canção “Vai Passar” se mescla entre o período colonial do Brasil e a opressão da ditadura militar.

Chico Buarque cita alguns autores nessa música, como o Caio Prado. Esse último (assim como os outros) relata a relação de exploração de ingleses e portugueses, cujos prejuízos da dívida de Portugal quem pagou foi o Brasil.

Ofegante na gravidez

Durante a gravidez é comum a mulher ter um leve grau de dificuldade na respiração devido à liberação do hormônio progesterona que causa um estado de respiração rápida.

À medida que o bebê vai crescendo e se desenvolvendo dentro do útero, aumenta a pressão sobre o diafragma da mãe. O diafragma é o principal músculo da respiração.

Quando a genitora tem dificuldade em respirar, súbita ou grave, ela deve procurar um médico imediatamente.

Ofegante sinônimo

O termo ofegante apresenta vários sinônimos. Alguns deles são:

  • Ávido.
  • Impaciente.
  • Esbaforido.
  • Ansioso.
  • Desejoso.
  • Esgotado.
  • Exausto.
  • Esbofado, etc.

Ofegante palpitante

Um dos sinônimos de ofegante é a palavra palpitante que também tem como alguns de seus significados os termos:

  • Arfante.
  • Que respira com dificuldade.

Em sentido figurado a palavra palpitante significa emocionante, atual, pulsátil, interessante.

O significado de Ofegante está na categoria Significados