Significado de Office boy

O que é Office boy

Office boy é uma locução substantiva de origem inglesa.

O significado de Office boy é, traduzindo-se literalmente para o português, “garoto de escritório”. Em Portugal, o termo é chamado de moço de recados.

Um office boy é um cargo ou atribuição dada para um jovem funcionário que acaba tendo que executar tarefas de rotina nas companhias, como distribuição e transporte de objetos, documentos e correspondências, bem como confecção de cópias e outros serviços externos (estando em constante circulação por pontos da cidade).

O office boy também pode atuar como assistente de secretariado, relacionando-se com algumas funções como a transmissão de mensagens orais ou textuais para outros funcionários da empresa, assim como fazer depósitos bancários, etc. Porém um office boy não é um secretário ou outro tipo de auxiliar, pois cada cargo possui suas próprias características e particularidades.

É claro que o cargo de office boy pode ser direcionado somente para uma determinada empresa ou como um prestador de serviços (autônomo) para diversas organizações, tanto privadas como públicas.

Pela exigência de agilidade na realização das tarefas, o office boy geralmente faz uso de motocicletas – veículo mais apropriado para se locomover em meio ao trânsito caótico de grandes cidades – ou até mesmo bicicletas (se a cidade possuir uma estrutura para tal meio de transporte).

É possível encontrar um office boy em filas de agências bancárias, por exemplo, que a serviço de uma empresa, precisa permanecer um longo tempo aguardando para levar ou solicitar documentos ou mesmo para realizar pagamentos importantes.

O mercado de trabalho para o cargo de office boy é amplo, porém pode ser uma função estressante dado ao tipo de atividade, especialmente àquelas fora da organização. De toda forma, um profissional que deseja atuar neste ramo precisa possuir certas qualidades, tais como:

  • Dinamismo,
  • Atenção,
  • Organização,
  • Paciência,
  • Disposição,
  • Proatividade,
  • Educação,
  • Autocontrole.

Preferencialmente, estar habilitado para dirigir é um ponto de destaque no currículo.

“Office-boy em Apuros” é o nome de um livro da Bosco Brasil publicado em 1993, da Coleção Vaga-lume.