Significado de Ofício

O que é Ofício

Ofício é um substantivo masculino que tem origem na palavra em Latim officium, que está associado com opifex – termo que vem de opus, que significa “obra” e fex, sufixo que está ligado ao verbo fazer. 

Opifex era a pessoa que fazia a obra, enquanto que officium era o trabalho do opifex.

O que é Ofício:

O significado de Ofício é emprego, ocupação ou função desempenhada por um indivíduo e requer algum tipo de habilidade.

O ofício consiste em uma arte laboral feita de maneira mecânica. Pode-se dizer que os ofícios e o artesanato são as formais mais antigas de atividades profissionais.

É uma atividade também associada a uma determinada profissão, como, por exemplo, o ofício de ser um professor que precisa transmitir conhecimento aos estudantes ou o ofício de ser um médico que necessita tratar as pessoas doentes.

Exemplo: “Os sacerdotes acusados de pedofilia não poderão mais exercer seus ofícios.”

O termo ofício pode ser utilizado também quando é necessário cumprir alguma determinada tarefa ou dever, ou seja, se tem um ofício a cumprir.

A palavra ofício pode ser também uma comunicação escrita, formal e cerimoniosa, comumente usada no serviço público. O ofício é uma comunicação trocada entre autoridades – que exercem as mesmas funções – ou ainda de funcionários com cargos inferiores para seus superiores na hierarquia organizacional, a fim de solicitar algo ou reivindicar algo oficialmente a determinado poder.

Os ofícios podem ser elaborados para pedir algo a um juiz, vereador, prefeito ou outros. Exemplo é quando é necessário fazer um pedido a um tribunal.

Ofício de notas é uma repartição pública ou privada – o mesmo que um cartório – delegadas do poder público, que possui responsabilidade sobre vários serviços notariais, como, por exemplo, autenticação de documentos, reconhecimento de firma, procurações, escrituras de compra e venda, registro de imóveis, entre outros. Objetiva-se garantir que haja autenticidade, segurança e eficácia nos atos jurídicos.

Ossos do ofício é uma expressão de cunho popular e antiga que se refere quando uma pessoa precisa desempenhar uma função ou tarefa desagradável, mas que faz parte de sua obrigação, ou seja, é uma atividade necessária. A origem da expressão vem da utilização do pó de tutano para clarear as folhas de ofício, pois era um processo demorado.

Ofício Divino é a oração chamada também de liturgia das horas. É a oração oficial da Igreja Católica, composta por 150 salmos que devem ser rezados ao longo da semana. Essa oração objetiva respeitar a orientação bíblica em que Deus pede que se ore sem cessar.

O Tribunal do Santo Ofício, também conhecido por Santa Inquisição, foi um tribunal religioso instituído no século XIII pelo Papa Gregório IX. Este tribunal tinha como objetivo de zelar pela obediência aos dogmas do catolicismo, além de combater as heresias contra a legitimidade do poder eclesiástico, bem como do poder civil.

Naquela época, o poder da Igreja estava intimamente ligado ao poder do estado. Os hereges eram interrogados e torturados para que a confissão fosse feita. As punições variavam, mas eram severas.

O significado de Ofício está na categoria Significados