Significado de Oiapoque

O que é Oiapoque

Oiapoque é o nome do município brasileiro situado mais ao norte, acima da linha do Equador, fazendo parte da pequena porção do Brasil que se encontra no hemisfério norte. O nome do município deriva do nome do rio que se encontra na mesma região e que marca a fronteira natural entra a Guiana Francesa e o Brasil. O rio Oiapoque tem sua nascente na serra do Tumucumaque e sua foz no Oceano Atlântico.

A origem no termo Oiapoque é tupi e pode ser traduzido como “casa dos guerreiros”, “casa dos parentes” ou “casa dos Waiãpis”. O significado de Waiãpi é o mesmo que “parentes”, e esse também é o nome de um grupo indígena que vive nas proximidades do rio na reserva do Amapari.

O município do Oiapoque fica a uma distância de 590 km da capital do Amapá, Macapá, no percurso através da BR-156. Foi fundado em maio de 1945 e faz fronteira com Saint George, município da Guiana Francesa. Sua economia se baseia na agricultura e na pecuária, assim como no extrativismo mineral e o turismo. De acordo com os dados do IBGE de 1999, a população do município contava com 11500 habitantes.

O rio Oiapoque, que dá nome ao município, já foi chamado de rio Vicente Pizon. O antigo nome era uma referência ao desbravador espanhol que percorreu a região e explorou o rio no ano de 1500.

O destino da região permaneceu incerto durante muito tempo, até que em 1713, com o tratado de Utrecht, Portugal e França resolveram entrar em um acordo estabelecendo o rio Vicente Pinzón (atual Oiapoque) como a fronteira natural do território. Entretanto, a questão de limites entre os dois países naquela região só ficou definitivamente estabelecida com a assinatura do chamado Laudo Suíço a partir das articulações do Barão do Rio Branco no começo do século passado.

Do Oiapoque ao Chuí

O município do Oiapoque é também muito conhecido no Brasil por causa da expressão popular “do Oiapoque ao Chuí”. A expressão significa que alguma coisa alcança o Brasil totalmente de norte a sul, por exemplo, “O gosto do brasileiro pelo futebol é algo que vai do Oiapoque ao Chuí”. Tal como o Oiapoque, Chuí também é uma cidade com uma localização extremada no mapa, sendo a cidade mais ao sul do Brasil, fazendo fronteira com o Uruguai no ponto mais meridional do Rio Grande do Sul.

O significado de Oiapoque está na categoria Significados