Significado de Oitão

O que é Oitão

Oitão é o nome do beco formado pela parede de duas construções ou duas casas vizinhas. Oitão também é o nome popular que designa o revólver de calibre 38.

O que é Oitão

Duas casas construídas uma ao lado da outra formam um beco, um pequeno vão que separa as duas construções e que em geral possibilita a passagem dos moradores, essa passagem é chamada de oitão.

O oitão ainda pode ser sinônimo de frontão ou empena, ou seja, a parte de uma construção acima do forro, na parte superior das paredes visíveis externamente, onde duas águas formam um triângulo que fica exposto e que apoia o telhado, ou ainda as paredes laterais que juntas apoiam a cumeeira que dá sustentação ao telhado.

O oitão é a parte onde fica o sótão em casas com telhados de duas águas, bem acima do forro, às vezes também chamado de pé-direito.

Revólver Calibre 38

O termo oitão é também muito popular como uma gíria que designa o revolver de calibre 38, também chamado simplesmente de 38 ou de “três-oitão”, “3oitão” ou “trezoitão”. O revolver calibre 38 foi lançado em 1873 e foi desenvolvido pela empresa norte-americana Colt.

O revolver calibre 38 ou oitão é uma das armas mais populares e por isso ganhou até um apelido, foi, por exemplo, usado pela polícia brasileira durante muitos anos vindo a ser substituído mais recentemente por armas mais modernas. A Polícia Militar do Estado de São Paulo substituiu em 2011 o 38 pela ponto 40, uma pistola semiautomática.

O significado de Oitão está na categoria Significados