Significado de Oitavas De Final

O que é Oitavas De Final

Oitavas de final é o nome dado à fase posterior a primeira fase de uma competição esportiva. Em geral, nas oitavas de final jogam entre si os 16 competidores que apresentaram os melhores resultados na primeira fase, num total de 8 confrontos que classificam seus vencedores para a fase seguinte.

As oitavas de final aparecem em competições que são organizadas segundo o sistema de disputa que se divide em chaves, comuns em torneiros esportivos de curta duração, como a Copa do Mundo ou as Olimpíadas, por exemplo.

Um torneio de chaves pode ter, por exemplo, 16, 32, 64 competidores, qualquer número de competidores que seja uma potencia de 2. É comum, por exemplo, competições com 32 competidores, que na primeira fase se dividem em grupos de modo que os times de cada grupo duelem entre si e as 2 melhores colocadas de cada passam para a próxima fase, chamada de oitavas de final.

Nas oitavas de final, as melhores equipes oriundas dos grupos jogam com as equipes melhores dos outros grupos, num sistema definido por sorteio que determina antes da competição qual equipe de cada grupo jogará com qual equipe de outro grupo. O mais usual é que os primeiros colocados na chave joguem com as equipes que se classificam em segundo lugar em seus respectivos grupos.

Depois das oitavas seguem as quartas de final, com as 8 melhores equipes disputando 4 vagas para a semifinal, que finalmente define quais equipes disputaram o primeiro e o segundo lugar e quais irão para a grande final.

O significado de Oitavas De Final está na categoria Significados