Significado de Olho Por Olho, Dente Por Dente

O que é Olho Por Olho, Dente Por Dente

Olho por olho, dente por dente é uma expressão.

O que é Olho por olho, dente por dente:

O significado de Olho por olho, dente por dente é um dito popular que sugere vingança, isto é, que se castigue no mesmo percentual do dano causado. Isso quer dizer que “olho por olho, dente por dente” denota uma punição que alcance o mesmo nível da ofensa, do crime, do dano ocasionado.

Esta expressão teve seu surgimento ainda na Antiguidade, em uma época em que a justiça estava nas mãos dos próprios homens. Naquele tempo, as próprias antigas leis tinham penalidades semelhantes aos crimes cometidos e, por isso, eram vistas como bárbaras e punitivas em excesso. Porém, este ideal era seguido por muitas sociedades da época por um motivo específico: frear a vingança desproporcional, bem como não promovê-la.

Este princípio de justiça do “olho por olho, dente por dente” que surgiu na Antiguidade, mais especificamente na Mesopotâmia, é também conhecido como lei de talião (ou também lei de retaliação) – era a reciprocidade, estabelecida em lei, que o agressor seria punido em igual medida do sofrimento que ele próprio causou. Isso quer dizer que: era a igualdade entre um crime e sua pena.

Código de Hamurabi

Esta lei de talião pode ser encontrada em inúmeros códigos de leis antigas. Originalmente, porém, a lei aparece no código babilônico de Hamurabi – rei da Babilônia, no século XVIII a. C., este sendo o responsável pela compilação das leis em forma escrita (em pedras). O Código de Hamurabi, como foi conhecido, era composto por 282 leis e tinham como pilar a lei de talião, abordando as relações de família, de propriedade, de trabalho, de crimes e de escravidão.

O “olho por olho, dente por dente” era a lei-base de qualquer justiça.

Um exemplo que era aplicado pelo conjunto de leis era que, se um homem arrancasse o olho de outro indivíduo, o homem também deveria ter o olho arrancado. Outro exemplo era que se a situação resultasse em dentes quebrados, igual aconteceria com o agressor. É, basicamente, o “olho por olho, dente por dente”.

O código de Hamurabi é um dos mais antigos conjuntos de leis antigas encontrados no mundo. Ele foi encontrado em 1901, no local onde hoje é a Tunísia, por meio de uma expedição francesa, organizada pelo arqueólogo francês Jacques de Morgan. O código de Hamurabi – um bloco em rocha de diorito com 2,25 metros de altura - pode ser observado, atualmente, no Museu do Louvre, em Paris, França.

“Olho por olho, dente por dente” na Bíblia

A expressão “olho por olho, dente por dente” está presente na Bíblia, referenciando-se diretamente o princípio de talião.

Por exemplo, em Êxodo, 21:24, há: “Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé”.

Embora se encontre no livro sagrado, Jesus Cristo não era a favor da violência, podendo perceber isto em Mateus 5:38-39, onde ele diz: “Vocês ouviram o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, lhes digo: Não se vinguem dos que lhes fazem mal. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também.”

Isso prova que a importância do perdão e a prática da não-violência eram pregadas por Jesus Cristo, principalmente porque a vingança era um sentimento que poderia consumir o ser humano.

O significado de Olho Por Olho, Dente Por Dente está na categoria Significados