Significado de Ombudsman

O que é Ombudsman

Ombudsman é um cargo profissional, o qual é contratado por uma empresa, organização, ou órgão, para receber críticas, reclamações, ou sugestões, devendo sempre agir imparcialmente de modo a mediar os conflitos existentes entre os lados envolvidos.

Atualmente, os significados referentes à palavra ombudsman estão disseminados quer no âmbito público, quer no âmbito privado, usando-se o conceito para indicar um elo imparcial entre os consumidores e as empresas, ou a comunidade e a instituição.

O termo ombudsman chegou até nós através da língua sueca, tendo o significado de representante do povo.

Foi formada pela conjugação entre as palavras ombuds (representante) e man (homem).

Atualmente, a maior parte das médias e grandes empresas têm alguém desempenhando a função de ombudsman.

O que é Ombudsman:

O termo apareceu em 1809, em relação ao surgimento de normas legais para a criação de cargos de que tinham como função delimitar os poderes do rei.

Em português, o significado de ombudsman é “provedor”, ou “ouvidor”, tanto em Portugal quanto no Brasil. Já na Espanha, utiliza-se “Defensor do Povo” como sinônimo da palavra estrangeira.

No Brasil, os significados relacionados ao termo ombudsman continuam sendo usados, estando incluído na Constituição do Brasil, onde se previa o ofício de defensor do povo (art. 56 – anteprojeto da Comissão Affonso Arinos).

A partir de 1988, essa função passou a ser dividida em quatro, estando atualmente:

  • Procuratura da sociedade – Ministério Público
  • Procuratura do Estado: Advocacia Pública 
  • Procuratura de interesses privados: Advocacia Privada 
  • Procuratura dos hipossuficientes: Defensoria Pública

Tem outros significados específicos, consoante a área em que é usado. Por exemplo, dentro da imprensa, o ombudsman faz a intermediação entre a editoria do jornal e os seus leitores.

No Brasil o cargo foi inserido pelo jornal Folha de S. Paulo, quando publicou a primeira editoria do então ombudsman, o qual era porta-voz dos leitores, dando voz às reclamações, e solucionando os problemas para o jornal.