Significado de Omnia Vincit

O que é Omnia Vincit

Omnia Vincit é uma expressão em Latim.

Significado de Omnia Vincit

Omnia vincit significa “vence tudo” ou “conquista tudo”.

Essa expressão surgiu através da frase omnia vincit amor (o amor vence todas as coisas ou o amor tudo vence, em português), do poeta Virgílio – um dos mais ilustres de Roma. A frase original pode ser encontrada na obra Eclogas (também chamada de Bucólicas): omnia vincit amor et nos cedamus amori, que significa “o amor vence todas as coisas, cedamos nós ao amor”.

Vê-se essa expressão com bastante uso em textos de cunho histórico e também vista juntamente com acréscimo de palavras. Exemplos:

  • Omnia vincit veritas, que significa: a verdade tudo vence,
  • Labor improbus omnia vincit, que significa: o trabalho persistente vence tudo,
  • Romana Legio omnia vincit, que significa: Legionários Romanos a tudo vencem – esta frase foi dita pelo ditador romano Júlio César,
  • Omnia vincit labor, que significa: o trabalho tudo vence.

A frase amor omnia vincit também é o título de uma importante tela feita por Caravaggio, pintor barroco, entre 1601 e 1602.

A banda de rock brasileira (considerada uma das maiores do país) Legião Urbana usou o lema Urbana Legio Omnia Vincit, que em português se traduz como “Legião Urbana vence a tudo”, que apareceu no encarte de seus álbuns, com exceção dos dois últimos: A Tempestade de 1996 e Uma Outra Estação (que é um álbum póstumo) de 1997.

É fácil afirmar que o uso de termos latinos é frequente e muito comum, especialmente na área jurídica, através dos desembargadores, juízes e advogados.

O significado de Omnia Vincit está na categoria Significados