Significado de Ontologia

O que é Ontologia

Ontologia é um substantivo feminino que significa estudo do ser, e faz parte de uma palavra composta pelos termos gregos ontos (ser) e logos (ser).

A mesma consiste em uma parte da filosofia que estuda o significado da palavra natureza do ser, e que tem a ver com a realidade e a existência.  Seu estudo engloba questões como qual o significado de ser e a existência de determinadas entidades.

A primeira utilização da palavra ontologia é datada no século XVII - correspondendo à classificação que o filósofo Crhistian Wolf, responsável pela introdução sobre a metafisica, dividindo-a em metafisica geral (que corresponde a ontologia) e as especiais sendo elas:

  • Cosmologia racional,
  • Teologia racional;
  • E Psicologia racional.

Segundo os estudos realizados pelos filósofos gregos Aristóteles, Parmênides e Platão - o significado de ontologia pode ser facilmente confundido com a metafisica que consiste em determinar a busca pelo o que é importante, ou seja, fundamental em diversas entidades.

Pode se dizer que a ontologia é a ciência do ser e trata da realidade, existência e natureza de tudo o que é inerente a todos os seres.

Existem três grandes linhas ontológicas consolidadas no pensamento ocidental segundo a filosofia, são elas:

Ontologia do uno

Essa linha de pensamento ontológico acredita que todas as ideias dominantes vêm do uno, do que se reduz a ele ou a sua manifestação. Tendo como seus principais representantes, Platão, Spinoza, Parmênides, Plotino e Escoto Erigena.

Ontologia do Ser

Segundo essa linha de pensamento, o ser não parte do uno e sim daquilo que ele é, de seus conhecimentos e suas experiências e que a existência de Deus corresponde em grau máximo a maior expressão de todas as substâncias. Seus maiores representantes são: Tomás de Aquino e Aristóteles.

Ontologia do tempo ou devir

Esse é o estudo da ontologia que vem se afirmando desde o começo da era moderna, seus representantes da escola platônica basicamente tentam introduzir novamente a dinâmica do ser enquanto ser, e que todos os substantivos se referem a entidades já existentes, enquanto outros filósofos acreditam que alguns fornecem somente atalhos para a existência ou referência dos mesmos.

Prova ontológica

A prova ontológica basicamente consiste em provar a existência de Deus, através do pensamento humano.

Caracteriza-se da seguinte forma; se a mente humana é capaz de acreditar na existência deste ser de supremo e infinito poder, ele com certeza deve existir, pois a partir do momento que sua superioridade e realidade são contempladas, sua existência é comprovada.   

Ontologia jurídica

É uma expressão muito utilizada na área jurídica que significa entender e explicar o direito em sua essência e particularidades, bem como tem a ver com seu estudo e atuação relacionados ao ser humano.  

Ontologia na Informática

Na área da tecnologia da informação e ciências da informática a ontologia é vista como um meio de classificação. Ela é usada pra classificar, agrupar e organizar várias informações em seus determinados tipos e classes. Já na área de inteligência artificial e web semânticas, a ontologia é usada para codificar e assimilar certos segmentos para que se possa definir relações existentes em determinados conceitos de um certo domínio.

O significado de Ontologia está na categoria Significados