Significado de Oportunidade

O que é Oportunidade

Oportunidade tem como significado um momento ou ocasião favorável, conveniente, da qualidade de oportuno. A expressão, surgida do latim opportunitate, está ligada à ideia de um acontecimento que seja uma ocasião favorável, ensejo, conveniência e que possa melhorar a qualidade de vida de um indivíduo, como por exemplo, uma oportunidade que possa oferecer um cargo melhor na empresa.

Curiosamente, o termo oportunidade também encontra origem no latim opportunus, que pode ser traduzido como "algo favorável, desejável".

Há uma ligação entre opportunus com a expressão ob portus que, por sua vez, tem como significado "para o porto". Essa expressão era usada por marinheiros da Antiguidade, quando comentavam a possibilidade de uma embarcação chegar até um porto.

Assim, podemos ver como o termo oportunidade é utilizado para designar momentos, opções ou situações que podem beneficiar um indivíduo.

Socialmente, o termo oportunidade vem sendo usado para designar pessoas que são socialmente favorecidas ou desfavorecidas dentro da nossa sociedade. Por exemplo, alguém de classe alta, com uma educação particular e um status de vida mais elevado é descrito como alguém com mais “oportunidades” do que um indivíduo de classe mais baixa, educação pública e um estilo de vida mais humilde. De certa forma, pelo menos socialmente, oportunidades são vistas também como moeda de troca.

Custo de Oportunidade

Há a expressão custo de oportunidade, geralmente usada no âmbito da economia, que significa o custo de fazer uma escolha em relação à outra. Por exemplo, se uma empresa de aparelhos de TV tem uma produção mensal de 100 unidades e decide produzir celulares, ela precisará diminuir para 70 a quantidade de aparelhos de TV produzidas. Essa diferença de 30 aparelhos que a empresa deixou de produzir é o custo de oportunidade.

Porém, o termo não se aplica apenas a questões monetárias. A expressão indica o que a pessoa deixa de usufruir quando escolhe uma opção em vez de outra. Por exemplo, se há a opção ir a um show ou ver um filme em casa, e a pessoa escolhe a segunda opção, ela abre mão de estar entre outras pessoas e, portanto, seu custo de oportunidade é o de deixar de ir ao show.

Custo de oportunidade, portanto, é o sacrifício de uma opção para favorecer outra.  
 

O significado de Oportunidade está na categoria Significados