Significado de Oprimido

O que é Oprimido

Oprimido é um adjetivo derivado do verbo oprimir, proveniente do latim “opprimere”, composto pelo prefixo “ob”, que tem o significado de sobre ou contra, e de “premere”, que tem significado de apertar, pressionar. O prefixo “ob” se transforma em “op” quando antes da letra “p”, como em inoportuno, opróbrio ou oportunidade. O verbo “premere”, por sua vez, provém de uma raiz indo-europeia com o sentido de golpe, o que rendeu as palavras comprimir, exprimir, pressão, pressionar, reprimir e suprimir.

O que é oprimido?

O adjetivo oprimido tem como significado um alguém submetido à humilhação ou sujeito a algo negativo. Uma pessoa oprimida, portanto, é alguém que foi dominado de forma violenta, com agressividade, ou com tiraria e brutalidade.

Na história, o ato de oprimir é sempre legado a regimes ditatoriais, com um governo forte e autoritário, que usa da força e da opressão para manter a ordem que pretende, usando meios como prisão e tortura para sufocar os que não o aceitam.

Uma coisa ou pessoa que esteja sendo oprimida, está numa situação de pressão, não tendo como se expandir ou mostrar suas ideias, como ocorre nos regimes ditatoriais, que vivem sob censura.

O Brasil passou por períodos de opressão nas ditaduras de Vargas e no regime militar, onde artistas e intelectuais não podiam publicar ou divulgar obras literárias, teatrais ou musicais, que antes passaram por uma censura prévia, como aconteceu também com notícias de jornais.

Um indivíduo que é oprimido socialmente está sofrendo algum tipo de repressão no meio em que vive, sofrendo de racismo ou de preconceitos, inclusive com atos contra sua integridade, como acontece com o bullyng de gênero, de raça ou sexual.

Oprimido e opressor

O indivíduo oprimido é aquele que é dominado, enquanto que o opressor é o dominante. A opressão é a ação do opressor sobre o oprimido, que tanto pode ser feita através de atos físicos ou de tortura psicológica, como ocorre no caso de assédio moral ou sexual.

 

O significado de Oprimido está na categoria Significados