Significado de Opulência

O que é Opulência

Opulência tem como significados grande quantidade de bens materiais, grande riqueza e ostentação. Tem-se também atribuído os significados de luxo em demasia, grande pujança e fausto. Opulência significa fartura.

É igualmente uma característica demonstrada por aquela pessoa, ou aquilo, que apresenta grande fortuna.

O que é opulência:

Como já referido, a opulência tem os significados de fausto, luxo excessivo, riqueza, ostentação, abundância de bens materiais e grande fartura. Podemos atribuir mais significados como:

  • grandiosidade
  • pompa
  • esplendor
  • magnificência
  • suntuosidade

Tudo aquilo que é abundante, que está em grande quantidade, que representa excesso de riqueza são os significados atribuídos a opulento.

Já no sentido figurado da palavra opulência, podemos verificar que esta demonstra um enorme desenvolvimento de formas, um grande corpo, que é volumoso. Podemos considerar uma pessoa opulenta uma pessoa que tenha a sua estrutura mais larga que a maioria.

Opulência religiosa

Opulência religiosa tem como significados a ostentação que se encontra presente nos templos religiosos, os quais foram construídos com magnificência e luxo, recheados de ouro, obras de arte, as quais são representativas de um determinado período da história.

Voltando atrás na história do mundo, na antiga Grécia do século V a.C., foi construído em Atenas o Parthenon.

Parthenon é um templo construído em mármore, compreendendo 50 colunas em que, no centro, estava um altar, assim como majestosa estátua da deusa grega Atena. Apenas se usou marfim e ouro na sua construção.

As igrejas, nos mais variados estilos e períodos (entre eles o estilo bizantino, estilo romântico, estilo gótico, estilo renascentista, e muitos mais), serviram para demonstrar significado de opulência e poder religioso de uma dada época.

Hoje em dia critica-se a grande riqueza religiosa, pois é um contra censo. A igreja defende que devemos ajudar os mais pobres e que o luxo é um pecado, mas basta olhar para as nossas igrejas e questionar até que ponto elas levam esses valores a sério.

O significado de Opulência está na categoria Significados