Significado de Oriente Próximo

O que é Oriente Próximo

Oriente Próximo é um termo que se refere ao nome de uma região geográfica que abrange países diferentes do sudoeste asiático.

O que é Oriente Próximo:

O Oriente Próximo passou a ter esse nome a partir de 1890, isso devido a alguns acontecimentos que se sucederam no leste europeu, como a guerra Sino-Japonesa, por exemplo, que perdurou durante 5 anos seguidos no Extremo Oriente.    

Embora o termo Oriente Próximo tenha sido originado a partir dos Estados Bálcãs, atualmente ele se refere também aos países do Sudoeste Asiático, situado entre o Irã e o Mar Mediterrâneo.

Alguns especialistas possuem diferentes óticas em relação ao Oriente Próximo. Na visão de arqueólogos, historiadores do ocidente e geógrafos, por exemplo, o termo se refere às regiões que compreendem a Anatólia, ou seja, a porção asiática da Turquia, o Levante que envolve a Síria, Líbano, Chipre, Israel e Jordânia, assim como os territórios Palestinos, Mesopotâmia, mais precisamente o Iraque, e por fim, a Geórgia, Armênia e Azerbaijão, regiões referentes à Transcaucásia.    

Atualmente, políticos e jornalistas preferem denominar essa região como sendo a parte que compreende o Oriente Médio, mesmo que os especialistas citados anteriormente a classifique como sendo Oriente Próximo.

Surgimento das Primeiras Cidades e o Oriente Próximo

Não há muitas fontes escritas que remetam à história do Oriente Próximo. Mas o que se sabe, por meio de alguns estudos, é que o desenvolvimento da agricultura irrigada foi um dos fatores econômicos que colaboraram com o surgimento das primeiras cidades situadas no Oriente Próximo.

Foi a partir dessa grande revolução na agricultura, ocorrida no período Neolítico, que os povos que viviam na Mesopotâmia, fenícios, persas e hebreus passaram a usufruir de uma condição mais civilizada.

A agricultura da época passou a ser irrigada pelos grandes rios, como o Rio Eufrates e o Rio Tigre, por exemplo, fator esse que corroborou bastante para o desenvolvimento econômico dos povos dessa época, impulsionando, dessa forma, o aparecimento das grandes cidades no Oriente Próximo.    

Outro fator que foi muito importante para o surgimento das primeiras cidades do Oriente Próximo foi a descoberta do bronze e dos seus benefícios, substituindo, dessa maneira, os principais objetos, até então, feitos em pedra.

De acordo com historiadores, as primeiras cidades surgiram entre os anos 3 500 e 3000 a. C. no Egito e Mesopotâmia, em 2 500 a. C. na Índia, e, em meados de 1 500 a. C., na China.

O Oriente Próximo também é conhecido como Crescente Fértil, termo criado em 1906, pelo então arqueólogo James Henry Breasted. O Oriente Próximo foi assim descrito devido ao fato de tal região ter um formato parecido com a Lua Crescente, além dos Grandes rios, já citados, que colaboravam com a fertilização do solo. 

Oriente Próximo, Extremo Oriente e Oriente Médio

Muitos estudiosos denominam o Oriente Próximo de Antigo Oriente ou Antigo Oriente Próximo, pois foi nessa região que surgiram muitas das civilizações antigas.

Hoje, o Iraque, parte do Irã e Turquia, além do Líbano, Síria, Israel e Egito fazem parte do Oriente Próximo.

O Extremo Oriente também é conhecido como Ásia Oriental e abrange o leste do continente asiático. O extremo leste da Rússia, a china, Japão, Taiwan, Coreia do Sul, Coreia do Norte e todo o continente da Oceania fazem parte dessa região. 

A china é o país com maior população, não só do Extremo Oriente, como também do mundo todo. Sendo que sua população chega ao exorbitante número de, mais ou menos, 1,3 bilhão de pessoas.

É também no Extremo Oriente que se encontram dois dos países ainda socialistas do mundo: a coreia do norte e também a China.

Atualmente, a China já não é tão radical quanto a esse sistema político, começando a abraçar alguns princípios do regime capitalista.

Já o Oriente Médio, também chamado de Médio Oriente, corresponde a uma área que abrange partes das regiões leste e sul do Mar Mediterrâneo, expandindo-se até o Golfo Pérsico.

O Oriente Médio, desde o início de sua história, tem sido palco de grandes negócios devido, principalmente ao fato de ser uma região bastante estratégica, tanto econômica quanto políticamente.

O significado de Oriente Próximo está na categoria Significados