Oriente Próximo

Oriente Próximo é um termo que se refere ao nome de uma região geográfica que abrange países diferentes do sudoeste asiático.

O que é Oriente Próximo:

O Oriente Próximo passou a ter esse nome a partir de 1890, isso devido a alguns acontecimentos que se sucederam no leste europeu, como a guerra Sino-Japonesa, por exemplo, que perdurou durante 5 anos seguidos no Extremo Oriente.    

Embora o termo Oriente Próximo tenha sido originado a partir dos Estados Bálcãs, atualmente ele se refere também aos países do Sudoeste Asiático, situado entre o Irã e o Mar Mediterrâneo.

Alguns especialistas possuem diferentes óticas em relação ao Oriente Próximo. Na visão de arqueólogos, historiadores do ocidente e geógrafos, por exemplo, o termo se refere às regiões que compreendem a Anatólia, ou seja, a porção asiática da Turquia, o Levante que envolve a Síria, Líbano, Chipre, Israel e Jordânia, assim como os territórios Palestinos, Mesopotâmia, mais precisamente o Iraque, e por fim, a Geórgia, Armênia e Azerbaijão, regiões referentes à Transcaucásia.    

Atualmente, políticos e jornalistas preferem denominar essa região como sendo a parte que compreende o Oriente Médio, mesmo que os especialistas citados anteriormente a classifique como sendo Oriente Próximo.

Surgimento das Primeiras Cidades e o Oriente Próximo

Não há muitas fontes escritas que remetam à história do Oriente Próximo. Mas o que se sabe, por meio de alguns estudos, é que o desenvolvimento da agricultura irrigada foi um dos fatores econômicos que colaboraram com o surgimento das primeiras cidades situadas no Oriente Próximo.

Foi a partir dessa grande revolução na agricultura, ocorrida no período Neolítico, que os povos que viviam na Mesopotâmia, fenícios, persas e hebreus passaram a usufruir de uma condição mais civilizada.

A agricultura da época passou a ser irrigada pelos grandes rios, como o Rio Eufrates e o Rio Tigre, por exemplo, fator esse que corroborou bastante para o desenvolvimento econômico dos povos dessa época, impulsionando, dessa forma, o aparecimento das grandes cidades no Oriente Próximo.    

Outro fator que foi muito importante para o surgimento das primeiras cidades do Oriente Próximo foi a descoberta do bronze e dos seus benefícios, substituindo, dessa maneira, os principais objetos, até então, feitos em pedra.

De acordo com historiadores, as primeiras cidades surgiram entre os anos 3 500 e 3000 a. C. no Egito e Mesopotâmia, em 2 500 a. C. na Índia, e, em meados de 1 500 a. C., na China.

O Oriente Próximo também é conhecido como Crescente Fértil, termo criado em 1906, pelo então arqueólogo James Henry Breasted. O Oriente Próximo foi assim descrito devido ao fato de tal região ter um formato parecido com a Lua Crescente, além dos Grandes rios, já citados, que colaboravam com a fertilização do solo. 

Oriente Próximo, Extremo Oriente e Oriente Médio

Muitos estudiosos denominam o Oriente Próximo de Antigo Oriente ou Antigo Oriente Próximo, pois foi nessa região que surgiram muitas das civilizações antigas.

Hoje, o Iraque, parte do Irã e Turquia, além do Líbano, Síria, Israel e Egito fazem parte do Oriente Próximo.

O Extremo Oriente também é conhecido como Ásia Oriental e abrange o leste do continente asiático. O extremo leste da Rússia, a china, Japão, Taiwan, Coreia do Sul, Coreia do Norte e todo o continente da Oceania fazem parte dessa região. 

A china é o país com maior população, não só do Extremo Oriente, como também do mundo todo. Sendo que sua população chega ao exorbitante número de, mais ou menos, 1,3 bilhão de pessoas.

É também no Extremo Oriente que se encontram dois dos países ainda socialistas do mundo: a coreia do norte e também a China.

Atualmente, a China já não é tão radical quanto a esse sistema político, começando a abraçar alguns princípios do regime capitalista.

Já o Oriente Médio, também chamado de Médio Oriente, corresponde a uma área que abrange partes das regiões leste e sul do Mar Mediterrâneo, expandindo-se até o Golfo Pérsico.

O Oriente Médio, desde o início de sua história, tem sido palco de grandes negócios devido, principalmente ao fato de ser uma região bastante estratégica, tanto econômica quanto políticamente.

Redação

Publicado por
Redação

Posts Recentes

Sensacionalismo

Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…

2 anos

Barbárie

Barbárie é uma palavra que vem do grego barbaros que significa “estrangeiro, forasteiro” ou, literalmente,…

2 anos

TBT

Tbt é uma das hashtags mais populares das redes sociais. O significado de TBT é…

2 anos

Ansiedade

Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…

2 anos

Cleptomaníaco

Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…

2 anos

Imunidade Parlamentar

Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…

2 anos

Este site utiliza cookies.