Significado de Ortodoxia

O que é Ortodoxia

Ortodoxia é um substantivo feminino. O termo vem do Latim orthodoxus, que vem do Grego orthodoxos, cujo significado é “aquele que tem a opinião correta”.

O significado de Ortodoxia descreve a qualidade de ortodoxo, ou seja, faz referência como o cumprimento absoluto com todas ideias, preceitos e decisões de certo padrão ou dogma considerado tradicional, de uma forma rigorosa e exata ao extremo.

Nesse caso, ortodoxia explica a qualidade daquilo que é capaz de seguir as normas e regras de maneira estrita e rígida, isto é, é aquilo que é fiel ou se encontra em conformidade com princípios, padrões, normas ou dogmas.

Quem segue o pensamento ortodoxo vê essa visão como a única correta, pois a ortodoxia supostamente se baseia em princípios científicos e metafísicos.

O termo “ortodoxia” aparece bastante no campo da Religião, pois é relacionado a uma doutrina cristã que se caracteriza justamente por seguir rigorosamente todas as normas tidas como tradicionais da igreja.

De outra forma, ortodoxia pode ser conceituada como uma ideia pejorativa quando procura identificar aquilo que se nega a aceitar o moderno, o que é diferente, novo – é interpretado como um comportamento ou doutrina que se recusa a se adaptar à realidade.

Ortodoxia econômica

Ortodoxia econômica, ou economia ortodoxa, é denominada como um modelo de pensamento econômico dentro dessa específica área, onde segue as teorias e ideais clássicos da Ciência Econômica para aplicar somente aquilo que segue os ensinamentos catalogados.

Economia ortodoxa é a oposto à economia heterodoxa, pois a ortodoxa se limita apenas às teorias clássicas e neoclássicas, enquanto que a heterodoxa abrange também experimentações e utilizam pressupostos marxistas, por exemplo.

Igreja Ortodoxa

A Igreja Ortodoxa é uma das igrejas mais antigas e é semelhante à Igreja Católica: ambas têm seus ensinamentos fundamentados na Bíblia, na crença de um único Deus, as mesmas orações, entre outras características.

No entanto, a Igreja Ortodoxa se diferencia em alguns assuntos da hierarquia eclesiástica, na doutrina e na liturgia, como, por exemplo, na descrença da existência do Purgatório, além da autonomia que cada bispo possui em sua igreja, não existindo um líder maior (como no caso da Igreja Católica que tem o Papa como chefe visível).

Ortodoxia e Ortopraxia

Embora sejam palavras parecidas, a ortodoxia e ortopraxia são conceitos diferentes. Enquanto que a ortodoxia enfatiza a ideia de alguma crença ou religião correta, a ortopraxia pode ser entendida como um conjunto de condutas, técnicas e credos que são parte de uma certa tradição.

O significado de Ortodoxia está na categoria Significados