Significado de Ortodoxo

O que é Ortodoxo

Ortodoxo é um adjetivo masculino cujo significado quer dizer: aquele que segue fielmente um princípio, norma ou doutrina. O termo ortodoxo vem da junção das palavras em grego “orthos”, que tem como significado “reto”, e “doxa”, que representa “fé”. Ainda dentro desse contexto, ortodoxo é aquilo que está de acordo com a doutrina religiosa, esta sendo relacionada à verdade.

Ortodoxo é muito utilizado para fazer referência a alguma coisa mais rígida, tradicional e até mesmo conservadora, cujo seus princípios ou ideias não se adaptam a outros. O ortodoxo está ligado estritamente aos princípios tradicionais de determinada doutrina, não importa a igreja ou religião.

Ortodoxo tem como sinônimo os seguintes termos:

  • Rígido;
  • Rigoroso;
  • Severo.

Por outro lado, a expressão “pouco ortodoxo” serve para designar um indivíduo que não segue nenhuma regra mais tradicional, estando pautado mais a aspectos diversos daquilo que é comum ou mesmo convencional.

Ortodoxo na religião

Ortodoxo é aquela pessoa que pertence à religião católica ortodoxa, que também é conhecida como Igreja Ortodoxa ou mesmo Igreja do Oriente, já que ela se situa mais na região da Ásia. O ortodoxo cristão se difere um pouco da Igreja Católica Apostólica Romana porque nesse caso os padres e bispos do Oriente se colocaram contra a alguma modificações realizadas ao Credo no concílio de Toledo, pois eles acreditam que a Santíssima Trindade é única e indivisível. A cisão acabou se estabelecendo de forma definitiva em 1504, quando foi oficializada pelo Papa Leão IX. A partir dali passou a existir a Igreja Católica do Ocidente e a Igreja Ortodoxa do Oriente.

Exemplo de um representante desta religião é o ortodoxo russo, que faz parte da Igreja Ortodoxa Russa, também conhecida como Patriarcado, que convive em plena comunhão com as demais Igrejas Ortodoxas. Há também o ortodoxo grego, cuja religião ortodoxa é formada por diversas igrejas autocéfalas, mas todas alinhadas à doutrina da Igreja Ortodoxa.

Ortodoxo e heterodoxo

Ortodoxo e heterodoxo são termos diametralmente opostos. Como já visto, a primeira expressão tem como significado rigidez e fidelidade. Já o termo heterodoxo se refere a algo que é contra a doutrina, dogmas, crenças e princípios de uma determinada religião.

Assim como ortodoxo, o termo heterodoxo é um adjetivo. Seu significado, no entanto, remete a algo herético, isto é, que faz referência à heresia, sendo, portanto, uma doutrina oposta ao que é definido pela igreja.

Ortodoxo na economia

O termo ortodoxo é usado na economia para aqueles estudiosos que seguem as teorias e ideias concernentes à ciência econômica, sendo que são aplicados apenas os ensinamentos teóricos forjados dentro dessa ciência. Trata-se de um pensamento oposto à heterodoxia na economia, que não se baseia apenas nas teorias clássicas e neo-clássicas e também vai beber em outros pressupostos não-hegemônicos no meio acadêmico, caso dos ensinamentos marxistas e keynesianos.

O significado de Ortodoxo está na categoria Significados