Significado de Oscilação

O que é Oscilação

Oscilação é o ato da mudança, variação, movimento alternado, movimento pendular, flutuação, o que vai e volta de um lado a outro. A diferença de posicionamento que se alterna de forma rítmica ou periódica.

Oscilação é o vai e vem de um movimento, o balanço, o que alterna. É a alteração de um estado, a transformação de um estado para outro, a troca, o câmbio contínuo. Oscilação é o que vemos acontecer entre as estações do ano e entre o dia e a noite.

É graças ao fenômeno da oscilação, por exemplo, que podemos ouvir a música do violão, pois é a oscilação que as cordas produzem toda vez que são tocadas o que cria as notas, acordes, harmonias e melodias produzidas com o instrumento.

A partir de seu significado original, oscilação também pode ser usada de forma coloquial ou conotativa para se referir à instabilidade emocional de uma pessoa. Aquele indivíduo que ora está sorridente e simpático ora irascível ou cabisbaixo, pode ser visto por um de seus amigos como uma pessoa que sofre com a oscilação de humor, ou que apresenta uma oscilação emocional acentuada.

Ainda num sentido mais informal ou literário, podemos encontrar a palavra oscilação como sinônimo de hesitação. Como aquele estado em que uma pessoa está indecisa, com dúvida, quando não se tem convicção. Da mesma forma, a palavra oscilação poderá ser tida como uma referência à perda da fé, a incapacidade de acreditar, a uma aproximação com o ceticismo, dificuldade de crer.

Oscilação em Física

Em física oscilação é qualquer fenômeno natural que apresente repetição ao longo de determinado período de tempo.

Alguns fenômenos que apresentam oscilação estudados pela física são a oscilação harmônica, movimentos pendulares, sistema massa mola, oscilações de pontes e prédios, fenômenos que caracterizam-se por apresentar um comportamento repetitivo movimentando-se de modo que suas variações se deem num mesmo intervalo de tempo.

Para estudar as oscilações, os físicos se valem de alguns elementos matemáticos, especialmente no estudo das ondas oscilantes. Entre os conceitos matemáticos empregados estão: frequência de oscilação, período de oscilação, velocidade da onda e comprimento de onda.

No estudo das oscilações de onda, os físicos identificam uma oscilação quando um corpo depois de descrever uma trajetória em certo intervalo de tempo passa a repeti-la executando um movimento periódico.

Oscilações de Energia Elétrica

A oscilação de energia elétrica é um distúrbio no fornecimento normal de energia das concessionárias aos consumidores, onde a potência de energia fornecida sofre uma variação, que pode ser planejada ou causada por algum problema técnico, fenômenos meteorológicos, entre outros.

Algumas vezes uma concessionária de energia elétrica precisa reduzir o fornecimento de energia, por exemplo, num horário de pico para garantir que a grande demanda não prejudique o fornecimento normal. Essas oscilações planejadas não acarretam problemas nos eletrodomésticos e equipamentos industriais e comerciais, pois esses equipamentos já são construídos de forma a lidar com essas reduções.

Contudo, as oscilações não planejadas provocam interrupções bruscas no fornecimento de energia ou variações muito grande de tensão, o que pode provocar danos aos aparelhos conectados à tomada.

O significado de Oscilação está na categoria Significados