Significado de Ósculo

O que é Ósculo

Ósculo é um substantivo masculino. O termo vem do Latim osculum, que significa “beijo”, literalmente querendo dizer “boca pequena”, de os, que é “boca, face”.

O significado de Ósculo é um modo de cumprimento entre dois indivíduos, que se expressa através de um beijo que transmite e representa amizade ou conciliação.

Este gesto é muito usado entre membros da comunidade cristã, durante celebrações como sinal de amor fraternal.

Na área da Biologia, ósculo é uma palavra que determina um orifício exalante dos poríferos (as esponjas), que faz a união do átrio ao meio externo, por onde passa o fluxo de água. Embora sejam organismos imóveis, as esponjas são capazes de movimentar a água em seu redor – sendo assim, as partículas alimentares penetram na esponja por meio dos poros inalantes, enquanto que a água filtrada é retirada por meio do ósculo, pois ele é uma abertura maior e, quase sempre, está acima do resto do corpo da esponja.

Nesta posição, o ósculo se torna vital para que não exista a recirculação da água que a esponja já tenha retirado alimento e oxigênio.

Ósculo santo

Ósculo santo é também denominado como “beijo da paz”, pois é uma saudação realizada com um beijo (muito comum no mundo bíblico, além de ter sido a forma de cumprimento criada por Jesus Cristo, conforme a religião cristã).

O ósculo santo se tornou um símbolo de amor fraterno para os primeiros cristãos – por isso, o adjetivo santo foi acrescentado. Na Bíblia, encontra-se citações sobre o uso do ósculo, especialmente dos apóstolos Pedro e Paulo.

Atualmente, o Papa, padres, bispos e todos os integrantes da igreja ainda fazem uso do ósculo para cumprimentarem-se. Graças ao ósculo santo, surgiu também o “abraço da paz” – prática que acontece antes da comunhão, realizada pelos católicos, no rito da missa.

Ósculos e amplexos

Existe a expressão “ósculos e amplexos” que tem como significado “beijos e abraços”.

Ósculo, como se viu, significa “beijo”. Já a palavra amplexo significa “abraço” – sua etimologia vem do Latim amplexos, que significa “abraço”, que se formou por ambi-, que é “ao redor”, mais plectere, que é “dobrar, entrelaçar”.

O amplexo é uma demonstração de carinho e afeto, pois é a ação de entrelaçar entre os braços, sinal este muito comum entre os seres humanos. Esta aproximação física pode ser ocasionada por diversas razões e nas mais diversas ocasiões: é claro que demonstrar amor por meio do amplexo pode ser feito sem qualquer motivo aparente também.

O significado de Ósculo está na categoria Significados