Significado de Ostracismo

O que é Ostracismo

Ostracismo é substantivo masculino. A origem do termo provém da língua grega, onde óstrakismós que significa punição política.

O que é Ostracismo

Ostracismo vem da política da Grécia antiga. O significado de Ostracismo não é diferente da definição da palavra grega. Portanto, ostracismo é sinônimo de isolamento e exclusão.

Ou seja, ostracismo era uma forma de punir qualquer grego suspeito de participar de atos prejudiciais ao governo, assim como para aquele que estivesse exercendo poder excessivo ou restringir a liberdade pública.

O ostracismo se torna um afastamento tanto imposto como voluntário, de todo e qualquer meio social, sem direito a participar de atividades (que anteriormente eram rotineiras para uma pessoa). 

Um exemplo de ostracismo voluntário ocorre no ramo artístico, quando determinado artista se “desliga” da carreira e é esquecido pelo público. Geralmente, esse ostracismo voluntário em artistas ocorre pela falta de sucesso.

Ainda, existe o ostracismo social que ocorre quando uma pessoa é excluída ou separada de um grupo decorrente de motivos sociais. Esse tipo de ostracismo é também visto como um tipo de discriminação.

Ostracismo grego

Na época da Grécia antiga, Clístenes foi o responsável pela criação do ostracismo. Clístenes era considerado o Pai da Democracia.
Ostracismo grego, ou também chamado de ostracismo ateniense, era, portanto, uma lei surgida em Atenas, sendo que seu funcionamento era totalmente democrático, de forma que os cidadãos atenienses poderiam participar. 
Desse modo, se um cidadão era visto como uma ameaça para o restante da sociedade, um plebiscito era convocado a fim de decidir se ele seria afastado (ou não) da comunidade.
O nome desta pessoa era escrito em uma tábua pequena de cerâmica, chamada de ostraka, de modo que assim iniciava o processo de votação para decidir o destino do acusado. 
A punição do ostracismo grego durava dez anos. É interessante lembrar que, embora afastado, o cidadão não perdia seus direitos ou bens. Com o prazo de dez anos finalizado, o cidadão poderia tomar seus direitos de volta. 

Ostracismo religioso

Pelo próprio nome, esse tipo de ostracismo aponta para o isolamento ou exclusão realizada pelos religiosos em relação a uma pessoa que abandonou a religião e para aqueles que pensam de maneira diferente.

Ostracismo no trabalho

Atualmente, nota-se uma taxa muito maior de ostracismo no local de trabalho. Esse tipo de discriminação ocorre quando um colaborador é isolado ou ignorado pelo restante da equipe.
Exemplos comuns acontecem quando o colega não recebe aviso de reuniões, já que foi esquecido pelo restante da equipe.
Considera-se o ostracismo no trabalho como um fator de risco enorme para o desenvolvimento de quadros de doenças psicossomáticas e depressão.
 

O significado de Ostracismo está na categoria Significados