Significado de Otaku

O que é Otaku

Otaku é uma palavra japonesa que no Brasil é usada para designar um fã de animes e mangás, ou seja, uma pessoa que é fã de desenhos animados e histórias em quadrinhos de origem japonesa.

Contudo, originalmente, a palavra otaku, no idioma japonês, tem um significado um tanto diferente, motivo pelo qual a sua utilização tem causado algumas controvérsias, sobretudo entre segmentos da comunidade de descendentes de japoneses e pelos fãs de cultura japonesa e envolvidos com o mundo nerd em geral.

No Japão, a palavra otaku é utilizada para designar alguém que é obcecado por determinado assunto, um fã extremo de algo, que pode ser qualquer coisa, programas de TV, esportes, carros, moda, selos, ciência e etc. Diferentemente do Brasil, onde o termo não está associado a alguém extremista e só se refere a um fã de mangás e animes. Confusão que existe também em outros países.

A controvérsia existe por que o termo não é usado em seu sentido correto e porque no Japão, otaku é uma palavra que possui uma certa carga pejorativa. É o indivíduo que é tão obcecado por uma coisa que acaba se isolando do convívio social, não sendo, portanto, um comportamento muito apreciado na terra do sol nascente, assim como não é em nenhuma sociedade.

Entretanto, apesar da controvérsia, o termo foi cada vez mais se consolidando no Brasil como sinônimo de fã de anime e mangás. E isso se deveu pelo seu uso cada vez mais frequente em revistas especializadas a partir dos anos 1990 e, sobretudo, com a popularização da informação possibilitada pela internet, onde fãs dos desenhos animados e histórias em quadrinhos japoneses, para se identificar entre si e se diferenciar de fãs de outros segmentos, passaram a identificar-se a si mesmos como otaku.

Otaku e Otome

O termo otaku gera ainda uma outra controvérsia dentro do universo dos apreciadores da cultura japonesa, pois além da questão de a palavra não ter o seu correto significado empregado no Brasil e em outros países e de ter uma carga pejorativa, ela é usada para se referir somente a fãs de mangás e animes do sexo masculino. E aqui reside a outra questão que paira sobre ela, pois originalmente otaku é uma palavra sem gênero ou unissex.

No Brasil, para se designar uma fã de mangás e animes, usa-se a palavra otome, ou seja, no Brasil consolidou-se a ideia de que o feminino de otaku é otome. Entretanto, a palavra otome em japonês tem um outro sentido.

A palavra otome é melhor traduzida para o português como virgem, donzela ou ainda senhorita, não tendo originalmente nenhuma relação com o fato de ser fã de alguma coisa, como é o caso da palavra otaku.

No entanto, a palavra otome passou a ser usada como feminino de otaku pelo fato de os fãs de mangá e anime começarem a associar o nome com o nome de uma rua famosa em Tóquio conhecida como Otome Road, onde se vende quadrinhos a animações voltadas para o público feminino. 

O significado de Otaku está na categoria Significados