Significado de Outrossim

O que é Outrossim

Outrossim é um advérbio de modo, com a junção de “outro” (que vem do Latim alter) e do advérbio de afirmação “sim”.

O que é Outrossim?

Para entender o significado de outrossim, deve-se compreender como funcionam os advérbios.

Os advérbios são palavras invariáveis, ou seja, não mudam sua forma, mas modificam o sentido de outro termo, como, por exemplo, de um verbo, adjetivo ou até outro advérbio. Os advérbios possuem função de circunstância: de tempo, de lugar, de negação, de modo, de intensidade e de afirmação, conforme o processo verbal se desenvolve.

Nesse caso, outrossim pode significar: além disso, também, do mesmo modo e igualmente.

Outrossim trabalha como um elemento de ligação, que sanciona uma condição de afirmação – ou seja, une ideias, argumentos ou opiniões em uma mesma frase, destacando a afirmação e sua validade.

Usa-se, atualmente, o advérbio de modo outrossim na área do Direito, onde há elaboração de processos ou até mesmo na linguagem discursiva. É também visto ainda em trabalhos acadêmicos.

O termo outrossim acabou se tornando uma expressão antiquada com o passar do tempo, sendo pouco usado na linguagem corrente. Outrossim era uma palavra muito utilizada durante os séculos XVII e XVIII em textos e falas romantizados.

Exemplos de frases com o termo outrossim

“Outrossim (com sentido de “do mesmo modo”), comunica-se que o paciente está com boa saúde física e mental, não necessitando mais do tratamento previamente estabelecido.”

“Outrossim (com sentido de “além disso”), reitera-se que o combate à exploração ambiental ainda será foco nas próximas reuniões.”

O significado de Outrossim está na categoria Significados